Creativosbr

Fonte: Divulgação

Rebranding do Museu do Café traduz atual fase da instituição

Processo de reposicionamento do equipamento cultural inclui mudança da identidade visual, alinhada às novas diretrizes institucionais.

Principal responsável pela preservação da história do café e um dos pontos turísticos mais visitados no estado, o Museu do Café (MC) – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – vive internamente desde 2021 um processo de reposicionamento institucional. Agora, a instituição apresenta ao público a sua nova identidade visual, resultado de um trabalho de rebranding desenvolvido em conjunto com o Istituto Superiore per le Industrie Artistiche Roma (ISIA Roma Design).

“A partir de pesquisas e diagnósticos já realizados em diferentes momentos e com as novas discussões em relação ao papel dos museus na atualidade, percebemos a necessidade de ressignificar o Museu do Café. O propósito dessa mudança é estabelecer uma conexão emocional e de afetividade com diversos públicos, desconstruindo a imagem intimidante e elitista.”, explica Alessandra Almeida, diretora-executiva do museu.

Com o reposicionamento, o equipamento cultural pretende destacar o lado humano e social do café, extrapolando a bebida para abordar assuntos mais sensíveis e invisibilizados, como questões relacionadas a gênero, raça e imigração. Os novos atributos adotados pelo MC nessa fase – vivo, participativo, internacional, socialmente responsável e afetivo – serviram de base para a atualização da identidade visual do museu, que utilizava a mesma logomarca desde a fundação em 1998.

Criação da nova identidade em conjunto com instituto italiano

Como parte da jornada de ressignificação institucional, o Museu do Café buscava também uma identidade visual capaz de comunicar sua posição como equipamento cultural mais aberto, moderno e dinâmico. Nesse sentido, foi fundamental a parceria firmada entre o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), organização social de cultura que gerencia o Museu em Santos e o ISIA Roma Design, instituição italiana pública de ensino superior. A união das duas entidades para essa iniciativa fortalece os laços históricos e culturais entre Brasil e Itália ao redor da temática cafeeira, estabelecidos séculos atrás.

Coordenado por docentes da universidade, que vieram ao Brasil para conhecer pessoalmente o Museu do Café, o projeto teve como protagonistas os alunos do Mestrado em Design Sistêmico para Comunicação. Os estudantes estiveram envolvidos na pesquisa, desenvolvimento e finalização da diretriz estética para elaboração de novos materiais gráficos, incluindo manual de marca, logotipo, ícones, padronização de conteúdos, sinalizações e produtos do Museu do Café.

O estudo da nova marca da instituição, com três propostas distintas, foi apresentado em outubro do último ano na Embaixada do Brasil em Roma. Em dezembro, uma comissão julgadora com a presença da Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton, definiu o projeto final.

Inspirado em movimentos orgânicos e circulares que fazem parte da cadeia de produção e consumo do café, o novo logotipo também foi influenciado por traços e elementos circulares do prédio que abriga o Museu, como o Salão do Pregão, a cúpula, o relógio da torre e as colunas greco-romanas.

“A forma perfeita e circular da xícara vista de cima vai ao encontro do sinal dinâmico da gota. O resultado é uma letra C suave e envolvente, como aquela nuvem perfumada de um bom café quente. Os rostos dos produtores e consumidores, os elementos naturais, os rituais nas diversas partes do planeta, as cores do mundo do café… Cada detalhe é integrado ao sistema visual e contribui para enriquecer a imagem do Museu”, explica Massimiliano Datii, professor da ISIA.

A nova identidade pode ser conferida pelo público no site do Museu do Café, totalmente reformulado, nas redes sociais no vídeo da campanha institucional.

Fonte: Divulgação

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *