Formatura é uma coisa engraçada. Ficamos aquele tempo contando os segundos para acabar o curso e quando acaba percebemos como o tempo passou rápido. A festa de formatura por si só é peculiar, as pessoas vão à festa, se divertem e não levam presente, nunca entendi isso. Poderia ser como casamento ou aniversário. Mas, considerações à parte…
Formatura é um momento incrível. É a conclusão de um ciclo (me falaram isso uma vez, e eu achei legal). É o momento que você está pronto, em tese, para sair da vida de estagiário e se tornar um profissional. E você espera, espera estar rico no mês seguinte, com um bom emprego e o mundo da profissão aos seus pés. Mas meu amigo, na prática, você percebe que acabou a faculdade e só restaram milhões de dúvidas na sua mente. E agora? O que vou estudar? O que devo fazer?
Falo isso com a certeza de quem está passando por isso nesse exato momento: 4 anos de curso, TCC parece missão Matrix remando contra a correnteza, você está perto de concluir mas começa a duvidar. Enfim vem a banca, a pressão, os elogios, aprovação e, ufa, acabou! Horas complementares de um lado, entregar versão final do TCC, corre para colar grau, pegar diploma, e agora? Por mais certezas que temos do que fazemos e queremos, o final da faculdade parece que ainda questiona, e a mudança em si já traz o medo do novo.
Como ficarão os amigos de curso? Talvez a gente pare de se encontrar e nos veremos apenas na festa de 20 anos de formados.
Terminar a faculdade é engraçado, todo esse frio na barriga, as dúvidas e a vontade de conseguir um espaço no mercado. Mas apesar de tudo é bom saber que estamos formados, e que agora é só o início de muitos ciclos que estão por vir. Sinta-se pronto, porque – em teoria – você está!