Se você sonha em trabalhar com criatividade, campanhas publicitárias e marketing, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser seu ponto de partida. Além de ser um dos exames mais importantes do Brasil, ele é a porta de entrada para faculdades que preparam futuros publicitários e profissionais de marketing.
Através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), você pode escolher entre diversas opções de cursos na área de comunicação de acordo com a sua nota do exame. Para isso, o GOV.BR é fundamental: por lá, você acessa suas notas, consulta as vagas disponíveis e encontra todas as informações necessárias para dar o primeiro passo na sua carreira.
Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante saber como o ENEM pode te ajudar a impulsionar sua carreira. Portanto, neste texto, iremos te ajudar com isso!
Navegue pelo conteúdo:
• Como escolher o curso certo para a sua carreira na publicidade
• A importância de planejar seu futuro no mercado publicitário
• Soft skills que fazem a diferença no início da carreira
• Planejando os próximos passos após a matrícula
Como escolher o curso certo para sua carreira na publicidade
Os cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing e Relações Públicas são ótimos caminhos para quem quer trabalhar no mercado criativo.
Além disso, você pode escolher entre bacharelado – que oferece uma formação mais ampla – ou tecnólogo – ideal para quem busca entrar mais rápido no mercado de trabalho.
Pesquise sobre as instituições e fique de olho nas notas de corte no site do GOV.BR. Algumas faculdades conhecidas por formar grandes nomes da publicidade são: FECAP, ESPM e a Cásper Líbero.
A importância de planejar seu futuro no mercado publicitário
O ENEM não é só uma prova para entrar na faculdade, é um passo importante para construir a base da sua carreira. No mercado de publicidade e marketing, o planejamento faz toda a diferença – tanto nos estudos quanto na profissão.
Felizmente, estamos falando sobre uma área muito inclusiva e diversa. Cada vez mais, o ENEM tem permitido que pessoas de diferentes origens cheguem à agências de publicidade, veículos de comunicação e grandes marcas com novas ideias e olhares.
Uma dica essencial é começar desde cedo a acompanhar o mercado publicitário: leia portais focados na área, siga agências e profissionais nas mídias sociais e esteja atento às campanhas que se destacam. Entender como o mercado funciona vai te ajudar a tomar decisões mais assertivas sobre sua carreira e a visualizar aonde você quer chegar no futuro.
Soft skills que fazem a diferença no começo da carreira
Além de escolher o curso ideal, é importante começar a desenvolver algumas habilidades – as famosas soft skills – que vão te ajudar a se destacar no mercado.
Comunicação, criatividade e organização são essenciais para quem quer trabalhar com marketing e publicidade. Saiba mais sobre o assunto aqui.
Planejando os próximos passos após a matrícula
Conseguiu a vaga? Parabéns! Agora é hora de pensar nos próximos passos:
• Procure por estágios logo nos primeiros semestres. Mesmo que pareça cedo, essa experiência faz toda a diferença;
• Participe de eventos gratuitos, cursos complementares e mentorias específicas para publicitários iniciantes;
• Acompanhe as tendências do mercado e busque formas de aplicá-las nos seus projetos da faculdade ou até mesmo no seu portfólio. Isso mostra proatividade e ajuda a construir um diferencial logo no início da carreira.
Essas iniciativas certamente irão te ajudar a entrar no mercado com o pé direito.
O ENEM e o SISU são muito mais do que caminhos para entrar na faculdade, é o começo da sua jornada no mercado. Aproveite essa chance para explorar suas ideias, aprender com grandes nomes do setor e construir uma carreira cheia de oportunidades.
Agora é com você! Faça suas escolhas, planeje-se bem e prepare-se para arrasar no mundo da comunicação.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.