Creativosbr

Fonte: Envato

Soft skills que todo estudante de comunicação precisa desenvolver

Você até pode dominar Photoshop, ser um gênio do marketing digital ou saber escrever roteiros incríveis, porém, só isso não é o suficiente. Claro que no mercado de comunicação, as habilidades técnicas (famosas hard skills) são super importantes, mas o que realmente pode te diferenciar são as soft skills — as habilidades comportamentais.

Por isso, separamos algumas dicas de como elas podem te ajudar na faculdade e na carreira. Confira!

Comunicação Eficaz

Não é segredo que saber se comunicar bem na publicidade é essencial, certo? Mas isso não significa só falar bonito, e sim conseguir passar sua ideia de forma clara e adaptada para quem está ouvindo. Vale tanto para apresentações de trabalho, campanhas e até para aquele e-mail que você precisa mandar para o professor.

Dica: se apoie nas apresentações de trabalho. “Como assim?” Para muitas pessoas pode ser difícil falar em público e isso realmente acaba atrapalhando, mas aproveite essas oportunidades para treinar bastante. Vá para frente do espelho (ou pegue seu animal de estimação como plateia) e organize seus pensamentos da melhor forma que conseguir, argumente e passe a sua ideia de forma clara e com uma boa postura. Depois de algumas repetições, você com certeza já estará tirando de letra!

Criatividade

“Ah, mas eu não sou criativo…” – Criatividade não é dom, é prática! Ela é uma das soft skills mais valorizadas no mercado mas também a que mais precisa ser alimentada.

Dica: consuma conteúdos que saiam da sua bolha. Veja filmes que você nunca veria, leia sobre culturas diferentes, observe e analise campanhas publicitárias premiadas, pegue um papel e escreva/desenhe sobre qualquer coisa que vier a mente… isso vai expandindo o seu repertório e vai dar aquele empurrãozinho na sua criatividade.

Trabalho em Equipe

Eu sei, é difícil! Mas se você sonha em trabalhar com publicidade, saiba que vai ter que lidar com muita gente. E isso é ótimo porque grandes ideias nascem da troca. Mas para isso, você precisa saber trabalhar em grupo, ouvir diferentes pontos de vista e saber colaborar.

Dica: experimente assumir papéis diferentes nos trabalhos em grupo da faculdade. Seja o líder, depois o executor. Isso irá te dar uma visão ampla de como funciona o trabalho coletivo – e você também pode aproveitar para exercer a criatividade.

Empatia

Você já parou para pensar no impacto que as campanhas têm nas pessoas? Criar conexão com o público exige empatia. Além disso, lidar com colegas e clientes no dia a dia exige inteligência emocional.

Dica: separe algumas campanhas que viralizaram e tente entender porque elas emocionaram as pessoas. E na vida pessoal, pratique escutar mais o próximo e, por mais que não concorde, entender seu ponto de vista sem julgar. Isso vai te ajudar em todas as áreas.

Gestão de tempo

Final de semestre, prazo apertado, estágio, trabalho em grupo… tá puxado? Saber organizar seu tempo é a chave para não enlouquecer – e uma questão de sobrevivência!

Dica: veja quais ferramentas você mais se adapta. Experimente o Trello, Notion, Planners, Google Agenda, teste métodos como o Pomodoro ou Eisenhower. O segredo é encontrar o que funciona melhor na sua rotina.

Adaptabilidade

O mundo da comunicação muda o tempo todo. Hoje é sobre o TikTok, amanhã será outra plataforma. Para acompanhar, você precisa estar aberto a aprender e se reinventar constantemente.

Dica: participe de cursos rápidos ou workshops sobre tendências. Plataformas como Google Skillshop e LinkedIn Learning têm opções gratuitas.

Networking

A famosa “rede de contatos” começa na faculdade. Fazer networking é mais do que trocar mensagens ou adicionar pessoas no LinkedIn, é criar conexões genuínas que podem te ajudar no futuro.

Dica: participe de eventos, feiras e palestras da sua área. Chegue, se apresente e mostre interesse. E, claro, mantenha seu LinkedIn atualizado!

Desenvolver essas soft skills não irá te ajudar apenas a tirar boas notas ou conseguir um estágio, será o diferencial para você se destacar em um mercado tão competitivo como o da comunicação.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *