Creativosbr

Fonte: reprodução

Banco do Brasil usa IA para resgatar faces de mulheres negras

O Banco do Brasil realizou um novo projeto: o “Faces Negras Importam”, que resgata o rosto de personalidades negras que marcaram a história brasileira, como Luiza Mahin, Maria Felipa de Oliveira e Tereza de Benguela.

Com ação realizada pela WMcVann, a instituição financeira contou com a inteligência artificial e a ajuda das pesquisadoras acadêmicas Rejane Mira, Aline Najara de Silva Gonçalves e Silviane Ramos Lopes da Silva para apresentar um rosto a essas personalidades que, ao pesquisar seus nomes, eram sempre representadas pela mesma imagem: “a mulher negra de turbante”.

Criar uma ação que busca ‘devolver’ as faces de mulheres negras tão importantes na nossa história é uma iniciativa emocionante, histórica e poderosa. O projeto ainda reafirma o compromisso real do BB com a diversidade e inclusão“, comentou João Netto, redator da WMcCann e membro do Conselho de Igualdade Racial do Distrito Federal.

Maria Felipa liderou um grupo de guerreiras negras e indígenas que lutaram pela liberdade e independência da Bahia; Luiza Mahin foi uma quitandeira que distribuía mensagens por meio do seu tabuleiro de doces para ajudar na organização da Revolta dos Malês; e Tereza de Benguela foi uma rainha quilombola do século 18 que manteve o quilombo e seu povo em segurança, trabalhando ao lado de um conselho para as tomadas de decisões por décadas.

Agora, o Banco do Brasil disponibiliza as imagens com suas faces para todo mundo.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *