De acordo com o portal AdAge, a Heinz retirou sua última campanha – “Smiles” – do ar e se pronunciou sobre o assunto nesta última segunda-feira, 07.
Segundo o público, a campanha contém imagens que lembravam a prática do blackface, contendo esteriótipos negativos e prejudiciais à pessoas negras. Ao mostrar pessoas sorrindo com ketchup espalhado na boca, a campanha fez referência ao novo filme “Joker: Folie à Deux” e tinha o conceito “It Has To Be Heinz” (Tem que ser Heinz).
Entretanto, a ação foi entendida como racista, já que as imagens lembram os shows de blackface e menestréis do século XIX/XX, onde homens negros que eram retratados por atores brancos tinham características exageradas e palhaças.
A empresa controladora Kraft Heinz, em uma declaração ao AdAge pediu desculpas pela campanha “como uma empresa obcecada pelo consumidor. Estamos ouvindo e aprendendo ativamente, e sinceramente pedimos desculpas por qualquer ofensa causada por nossa recente campanha ‘Smiles’”, disse um porta-voz da Kraft Heinz. “Embora a intenção fosse ressoar com um momento atual da cultura pop, reconhecemos que isso não desculpa a mágoa que pode ter causado. Faremos melhor. Estamos trabalhando para remover o anúncio imediatamente”, finalizou.
A Heinz pediu suas “mais profundas desculpas” e comentou que irá continuar ouvindo e aprendendo a melhorar para evitar que isso se repita.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.