Creativosbr

Fonte: Estadão

Young Lions: uma premiação para jovens do mercado

O Young Lions é uma das principais competições globais voltadas a jovens criativos com até 30 anos, promovida pela Adobe dentro do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. A competição (que é organizada pelo Estadão no Brasil) tem revelado nomes promissores do mercado e mantém o Brasil como referência mundial no pódio do Young Lions.

A competição acontece em duas etapas: nacional e internacional e, para competir em Cannes, é preciso antes vencer a fase nacional.

Na etapa internacional, realizada durante o Festival, os participantes recebem um briefing de uma ONG ou instituição social e têm apenas 24 horas (ou 48h no caso da categoria Filme) para desenvolver uma campanha completa. Os trabalhos são avaliados por um júri formado por líderes criativos de grandes agências e empresas globais, selecionados entre os finalistas do Cannes Lions.

As categorias são divididas em sete áreas distintas:
Design – criação de um quadro de inspiração que também inclua uma descrição de como seu design se encaixa no briefing e como ele pode ajudar a marca a evoluir;
Digital – campanha digital que use da tecnologia digital para responder ao desafio do briefing;
Filme – anúncio original de até 60 segundos em resposta ao briefing (para esta categoria, o prazo é de 48 horas).
Profissionais de Marketing – produto ou serviço que responda ao desafio do briefing (exclusiva para profissionais de marketing de clientes, representando a empresa em que trabalham);
Mídia – estratégia de mídia inovadora com base em insights convincentes, mostrando como será usado diferentes canais de mídia e incentivado o engajamento em resposta ao briefing;
RP – campanha de relações públicas eficaz e envolvente em resposta a um desafio de comunicação descrito no briefing;
Impressão – anúncio impresso que responda ao desafio do briefing e envolva o público-alvo.

Neste ano, o prêmio conta com a Globo, Estadão, Nubank, Amstel e Channel Factory como patrocinadores. Em 2024, o Young Lions Brazil teve 276 campanhas inscritas, 363 duplas participantes e foi avaliado por 73 jurados.

Na última edição, 42 profissionais receberam medalhas de ouro, prata e bronze, com o Brasil mantendo a liderança mundial, à frente da Alemanha e Reino Unido.

Como dito anteriormente, para concorrer no Young Lions, é necessário participar da etapa nacional, que acontece anualmente no primeiro trimestre. As inscrições são feitas em duplas, e os candidatos precisam:
• Ter até 30 anos;
• Ter residência fixa no país;
• Apresentar soluções de comunicação voltadas para marcas;
• Ter disponibilidade para viajar em junho;
• Possuir passaporte válido até 31 de dezembro do mesmo ano da competição.

Os vencedores da etapa nacional têm as despesas de viagem e inscrição cobertas para representar o Brasil na final internacional, em Cannes.

O Young Lions, portanto, é uma porta de entrada para jovens mostrarem sua criatividade e talento para o mundo. São iniciativas como essa que ajudam a movimentar o mercado e conectar gerações.

O Creativosbr tem o patrocínio da NEOOH para a cobertura do Cannes Lions 2025. Fique por dentro de tudo o que acontece no maior Festival de criatividade do mundo!

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *