Criada pela DAVID, campanha abraça com humor o costume de reivindicar o crédito por um prato com sabor caseiro, mesmo quando a praticidade veio da embalagem
No Natal, a ceia é o centro das atenções, e no Brasil, o costume de preparar os pratos em casa faz parte daquele gostinho especial de fim de ano. E se o assunto é farofa, os consumidores separam uma receita especial apenas para essa data.
Pensando em como fazer o consumidor escolher uma farofa pronta, mesmo amando cozinhar no Natal, a Yoki, marca líder de farofas no Brasil, transforma sua farofa Caseiríssima em farofa “Eu Que Fiz”, incentivando aquela “apropriação de créditos” comum da época, com humor e leveza.
“Para este Natal, pensamos em como poderíamos trazer o que o consumidor já ama, mas de uma forma que reforçasse a conveniência da nossa farofa. Depois de uma escuta ativa nas redes sociais, entendemos que o momento da preparação da ceia é muito importante para o nosso público, mas também muito complexo. Então pelo menos na farofa agora ele tem uma solução que é pronta. E aí nasceu a ideia de usar essa frase ‘eu que fiz’ e fazer essa conexão com o humor, de um jeito irreverente“, complementa Fabiola Menezes, CMO da General Mills no Brasil.
Eu que Fiz!
A campanha criada pela DAVID ganha vida com filmes que apresentam situações típicas de Natal: o parente que elogia o prato, o colega de trabalho que pergunta quem fez a farofa na confraternização ou para quem busca mais praticidade. Em cada cena, há o momento clássico da hesitação – “Conto a verdade ou deixo acontecer?”. E neste ponto entra o fator de humor: uma voz interna, que incentiva o personagem a assumir o crédito, afinal, se ele foi ao mercado e comprou, ele quem fez.
Nas redes sociais, conteúdos celebram a leveza dos “fingimentos do Natal”, abrindo espaço para conversas sobre comportamento e hábitos brasileiros. A marca também conta com um time de chefs e influenciadores, com a missão de reforçar que Caseiríssima é sucesso garantido na ceia.
A linha Caseiríssima da Yoki
Caseiríssima foi desenvolvida com foco no paladar brasileiro, buscando oferecer uma farofa com uma textura mais úmida, destacando crocância e aquele gostinho de feito em casa.
Nos sabores Costelinha Defumada, Banana e Cebola, a farofa Caseiríssima é feita de farinha de mandioca e está disponível nos mercados de todo o Brasil.
Sobre a Yoki
Uma das marcas mais queridas do Brasil, a Yoki conecta pessoas por meio de alimentos saborosos e práticos que facilitam o dia a dia. Com mais de 300 produtos em seu portfólio, a Yoki é referência no portfólio da General Mills, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo, sendo a principal marca da multinacional norte-americana na América Latina e líder de mercado em diversas categorias.
Sobre a General Mills
A General Mills é uma empresa líder global em alimentos. Suas marcas globais incluem Cheerios, Annie’s, Yoplait, Nature Valley, Häagen-Dazs, Betty Crocker, Pillsbury, Old El Paso, Wanchai Ferry, Yoki, Blue e muitas outras. A companhia chegou ao Brasil em 1997 e, em 2012, adquiriu o Grupo Yoki Alimentos, tornando-se proprietária das marcas Yoki e Kitano.
FICHA TECNICA – YOKI – FAROFA EU QUE FIZ
Agência: DAVID
Campanha: Eu que fiz
Cliente: Yoki
Produto: Farofa Caseiríssima
Partner, Global CCO: Pancho Cassis
Global COO: Sylvia Panico
CCO: Marie Julie Gerbauld
Diretor de Criação Executivo: João Gandara
Diretor de Criação: Renato Simon, João Mari Albuquerque
Criação: Filippe Pacheco, Rafael Teixeira, Carol Carrillo, Thatiana Mazza
Atendimento: Tom Gil, Caca Franklin, Juliana Chediac, Bruna Pereira, Karen Sousa
Produção: Fernanda Peixoto, Mariana Marinho, Amanda Santos, Leticia Brito
Revisão: Ava Silva
Arte Final: Victor Folha
Planejamento: Carolina Silva, Rafael Gonçales, Bárbara Pires, Gabriel Ridolfi
Mídia: Marcia Mendonça, Karina Takara, Raiane Saraiva, Simone Pires, Claine Cardoso
Social Media e Influência: Joel Antunes, Ully Correa, Bruno Portela, Maria Luiza Costa, Kevin Labela
Data Intelligence: Fabio Ribeiro
Global PR Director: Sandra Azedo
Aprovação do cliente: Fabíola Menezes, Isabela Bechara, Juliana Costa, Gabriela Mayrink
PRODUTORAS:
Produtora de Imagem: Barry Company
Diretora: Amanda Thome e Terranova
Produtora Executiva: Krysse Mello/Renata Correa
Atendimento: Daniela Silva
Diretora de Fotografia: Fabio Politi
Diretora de arte: Andres Zarza
Objetos: Mari Mello
Casting: Alice Wolfenson e Neto Avena
Figurino: Juliana Prysthon
Locação : Tati Setton
Efeitos/produto: Lobo
Coordenadora de produção: Aline Ara e Daiana Muller
Montador: Guilherme Bechara
Coordenação de Pós Produção: Ale Cois
Assistente de Pós Produção: Sabrina Comar
Pós-Produção: Abduct
Finalizacao: Viviane Torre
Color Grading: Erick Moraes
Produção: LOUD+
Direção musical: Felipe Kim
Atendimento: Priscila Miranda, Gabi Takan, Lucas Milan e Juliana Pontes
Produção: Gustavo Garbato, Hugo Mariutti, Henrique Guimarães, Rodrigo Scarcello e Yuri Chix.
Finalização: Pedro Cortez, Rodrigo Tedesco e Pedro Turcão.
Produção executiva: Maia Feres
Coordenação: Rafael Silvestrini, Izabel Sanches e Laura Mendes.
Locução: Romis Ferreira
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.




