Washington Olivetto, lenda da publicidade, faleceu neste último domingo (13) aos 73 anos, deixando um legado que vai muito além da criação de comerciais. Washington moldou o jeito de fazer propaganda no Brasil, sempre desafiando tabus e inovando na forma como as marcas se comunicam. O que tornou seu trabalho tão único e fenomenal é a sua habilidade em contar histórias memoráveis e de impacto. Vamos relembrar algumas.
A campanha da Valisere, “O Primeiro Sutiã a Gente Nunca Esquece” (1987), é um dos exemplos mais marcantes de sua genialidade. O profissional abordou um tema que, na época, ainda era pouco falado: o uso do primeiro sutiã. O que torna a campanha ainda mais memorável é que, mesmo sendo homem, Olivetto conseguiu abordar um assunto delicado de forma natural e empática, trazendo um olhar humanizado à peça de publicidade.
A campanha “Hitler” foi outro grande sucesso de Washington. Lançado em 1987, o comercial acabou impactando o público ao contar coisas boas realizadas por um homem e, no final, aparecer a imagem do ditador. De forma habilidosa, Washington conectou suas ações à questão de como os números podem ser manipulados para contar meias verdades. A peça mostra, mais uma vez, sua grandiosidade em abordar assuntos delicados de forma sutil e assertiva.
Já a campanha do “Garoto Bombril” também se tornou um dos trabalhos mais conhecidos do profissional. O personagem foi o primeiro a falar com a dona de casa de forma direta e na mesma linguagem, trazendo o jeito alegre, fofoqueiro e delicado do brasileiro. Com simplicidade e humor, foi mais uma campanha para a lista das mais amadas do Brasil.
As três campanhas são apenas exemplos de como Washington Olivetto conseguiu transformar a publicidade em arte e, ao mesmo tempo, uma ferramenta de transformação cultural. Conhecido como o Pelé da publicidade, a genialidade de Washignton ficará marcada na história e sua arte sempre será a maior referência dos profissionais.
Descanse em paz, W.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.