Durante a faculdade, descobri as biografias de grandes executivos, livros que contavam como eles desenvolveram suas carreiras, criaram negócios e realizaram grandes feitos. Devo muito da minha formação a essas leituras. Algo interessante que percebi é que havia um traço comum no sucesso dessas pessoas: metas claras. Eles sabiam exatamente o que queriam alcançar.
Talvez você pense que isso é fácil quando se está no lugar certo, mas, na verdade, muitos enfrentaram dificuldades tremendas. Henry Ford, por exemplo, trabalhava o dia inteiro para pagar as contas e, à noite, se dedicava ao desenvolvimento de um protótipo chamado “Quadriciclo”, que foi o início de sua contribuição para a indústria automobilística.
Muitos citam que o logotipo da Nike custou apenas 35 dólares, mas é sempre bom lembrar que o homem que comprou esse trabalho vendia tênis no porta-malas do seu carro. Foi assim que Phil Knight começou a Blue Ribbon Sports, que mais tarde se transformaria na Nike.
O ponto comum entre essas pessoas é que sonhavam grande. Eles tinham plena confiança de que alcançariam seus objetivos? Claro que não, mas os objetivos os faziam continuar buscando sempre mais.
Atuando como professor, pude observar isso de perto. Ao longo do tempo, acompanhei várias carreiras e, novamente, vi o mesmo padrão: os alunos que tinham metas claras e bem definidas foram os que mais tiveram sucesso.
Sei que, para muitos, definir metas pode ser assustador. Uma simples pergunta como “onde você se imagina em cinco anos?” muitas vezes trava as pessoas.
Se você já leu meus textos e confia em mim, quero te vender uma ideia. Sou um vendedor de ideias. Quero te encorajar a sonhar grande, porque os sonhos são o combustível que nos faz seguir em frente. E o mais gratificante é que, quando realizamos um sonho, a sensação é indescritível. É aquele tipo de felicidade que te faz se sentir pleno.
Quero encerrar este texto falando de um dos maiores sonhadores da história dos negócios: Walt Disney. Ele nasceu em 5 de novembro de 1901, em Chicago, e teve uma infância simples. Começou sua carreira como ilustrador comercial.
Para mim, Walt Disney foi um dos empreendedores mais incríveis da história. Sua primeira empresa, a Laugh-O-Gram Studio, produzia curtas-metragens animados. Com custos muito altos, a empresa acabou falindo. Ele também criou o personagem Oswald, o Coelho, para a Universal Pictures. Mas, ao tentar renegociar seu contrato, descobriu que o distribuidor, Charles Mintz, não só detinha os direitos sobre Oswald, como também havia contratado parte de sua equipe de animadores. Foi um golpe duro, mas ele não desistiu.
E assim surgiu Mickey Mouse, uma resposta brilhante às adversidades. Walt Disney tinha um sonho e, mesmo com as dificuldades, manteve-se firme em seu propósito. Tenho certeza de que muita gente só ouviu falar do coelho Oswald neste texto, mas Mickey Mouse é uma referência mundial.
Mais tarde, ele sabia exatamente aonde queria chegar e não hesitou em investir no primeiro longa-metragem animado da história, “Branca de Neve e os Sete Anões”. Para financiar o projeto, que custou muito caro, ele hipotecou sua própria casa. Se o filme não fosse um sucesso, ele teria falido novamente. No entanto, “Branca de Neve” quebrou recordes de bilheteira e arrecadou, ajustado pela inflação, cerca de 418 milhões de dólares globalmente.
O mais incrível sobre o sonho de Walt Disney é que, mesmo após o sucesso da Disneyland, ele continuou criando. O parque rapidamente se tornou um sucesso, e isso o impulsionou a novas ideias. Ele concebeu o conceito original do EPCOT (Experimental Prototype Community of Tomorrow), mas nunca viu seu projeto finalizado. O parque foi inaugurado em 1982, anos após sua morte em 1966.
Imagine se fosse possível trazer Walt Disney à vida e levá-lo para conhecer o EPCOT e tantas outras atrações que foram criadas a partir dos seus sonhos. Tenho certeza de que seria uma experiência incrível.
E você? Qual é o seu sonho? Se puder sonhe grande, pois quem sonha grande realiza.
Sucesso na sua carreira!
Gostou do conteúdo? Clique aqui e confira mais textos do Regi.
Acompanhe também o Creativosbr nas mídias sociais.