Na próxima quarta-feira (14), Valerya Borges, diretora de Inclusão, Equidade e Pertencimento da VML, fará uma apresentação na Conferência Global da Aliança Sem Estereótipos (Unstereotype Alliance Global Member Summit), evento que acontece na sede da ONU, localizada na cidade de Nova York.
O encontro, que acontece anualmente e reúne anunciantes, líderes de agências, organizações da sociedade civil e universidades de mais de 12 países, é uma iniciativa da Aliança Sem Estereótipos – programa da ONU Mulheres voltado para promover a equidade no mercado publicitário e erradicação de estereótipos nocivos em seus conteúdos. Além de representar a VML, Valerya também vai representar o Capítulo Brasil da Aliança no evento.
“O trabalho em prol da inclusão e da equidade é algo urgente e fundamental para a sociedade e, mais especificamente, para a indústria da comunicação. Na VML, acreditamos profundamente em ações e projetos de impacto social e esse intercambio é uma oportunidade de aprendizado muito rica, já que teremos no evento debates e apresentações de representantes de iniciativas do mundo todo. Ter a oportunidade de participar de um evento como esse é uma honra e uma grande responsabilidade”, diz Valerya Borges, diretora de Inclusão, Equidade e Pertencimento da VML.
O recente censo da Federação Mundial de Anunciantes de 2021 mostra que uma em cada sete pessoas que trabalham com propaganda e marketing querem deixar o setor pela falta de diversidade e inclusão.
“Ainda há muito a ser feito. A Aliança sem Estereótipos existe para eliminar os estereótipos que afetam mulheres e meninas em frente e atrás das câmeras, apoiando também as equipes a serem mais diversas e, com isso, trazerem uma narrativa coerente com essa diversidade. Nos reunimos em Nova Iorque para discutir os desafios e aprendizagem comuns. Ter a VML nesse espaço é reflexo do esforço da empresa na pauta e do quanto outros países podem aprender com o que fazemos juntas e juntos aqui”, complementa Daniele Godoy, gerente da Aliança Sem Estereótipos no Brasil e líder de engajamento da ONU Mulheres Brasil com setor privado.
Desde 2022 a VML faz parte Aliança sem Estereótipos, da ONU Mulheres. Atualmente, a agência figura entre as empresas líderes do programa, que tem o objetivo de promover a igualdade de gênero na publicidade, combatendo estereótipos por meio de reflexões e ações conjuntas com os principais agentes do setor, a partir de dados, como a pesquisa Representa, campanhas, projetos com organizações da sociedade civil e universidades, treinamentos exclusivos e produção de conhecimento por meio de guias e outros materiais. O objetivo é criar mecanismos que tragam mulheres negras e indígenas em sua diversidade para o centro da publicidade, como protagonistas, de maneira empoderada e não estereotipada.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.