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Uma história de causos

Todo mundo tem um parente, um amigo ou um colega de trabalho que é um baita contador de histórias. Sabe aquela pessoa que todo mundo para o que está fazendo para ouvir o que ele está contando? Pode ser uma piada, um caso triste ou até uma história banal que ele presenciou no caminho para casa. Não importa. O que quer que essa pessoa está contando prende a atenção de qualquer um.

Esse é o caso clássico de um contador de causos: uma pessoa que tem o dom de transformar palavras em narrativas emocionantes e inesquecíveis. Afinal, você deve estar se lembrando de alguma desses causos daquele seu tio, contado em algum churrasco ou aniversário da família.

Na década de 1980, a TV brasileira exibia aos domingos um programa chamado Som Brasil, apresentado por Rolando Boldrin. Em meio a belas músicas caipiras e sertanejas (sim, tem diferença entre elas), o apresentador desfiava seus causos, ora divertidos, ora melancólicos, mas sempre envolventes, muitas vezes ofuscando a apresentação do violeiro em seguida.

Boldrin era daqueles caras que sabia fisgar a audiência com uma boa história, sempre com sua prosódia carregada por um inconfundível sotaque do interior paulista. Era comum, por exemplo, meus avós se concentrarem na TV no momento do causo, sorvendo cada palavra declamada, e continuarem suas tarefas durante as exibições musicais, como se a TV nem estivesse ligada.

Com a maioria das propagandas é bem assim. Não igual ao apresentador claro, mas como os violeiros e cantores no “intervalo entre os causos do Rolando Boldrin”. O consumidor está tão interessado nos seus conteúdos que nem repara quando passa por ali uma marca exibindo todo seu talento.

Mas algumas marcas já entenderem que o povo gosta de causos, e já estão se dedicando a contar alguns deles nas suas comunicações. Elas perceberam que as pessoas se relacionam melhor com elas quando oferecem uma boa história, em que sua marca não está ali para vender algo, pelo menos não explicitamente, mas para trazer algo melhor: emoção.

Vamos fazer o seguinte: continue por aqui. Eu tenho aqui uma porção de causos de marcas que contam seus causos quando percebem que precisam de algo diferente para falar de si, sem serem chatas. Afinal, tem coisa melhor que uma boa história para chamar a atenção?

Até a próxima.

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