Há alguns meses me ofereceram um chocolate. Olhei sua embalagem, simples, e lá dizia: Trento, num logo simples, em caixa branca, sem frufru. A imagem de um chocolate tubete sugeria crocância e, então, o abri para experimentar.
Que chocolate gostoso. De preço baixo, embalagem simples e sem nenhuma promessa, estava lá um chocolate sem nome que entregava muito mais do que se esperava.
Me apaixonei, a partir dali por aquela guloseima. Descobri que existiam diversos sabores, e até mesmo um outro formato. O chocolate da Peccin, empresa do Sul do país, que nada prometia, me surpreendia a cada dia. Seu preço nunca passou dos R$ 2,50. Ele nunca quis enfrentar os grandes, e – também – não está na mídia mostrando a cara. Quer dizer, até está. Tem nas mídias sociais uma conta de Insta com um pouco mais de 100 mil seguidores.
Mas em que ponto quero chegar? Nas lições que o Trento me ensinou. Vamos a elas?
1. SEJA HUMILDE
Ao chegar em um mercado novo, saiba o seu lugar. Respeite a concorrência, respeite o consumidor, reconheça quem você é espere as coisas acontecerem no seu tempo.
2. TENHA PACIÊNCIA
Em pouco tempo, o chocolate ganhou espaço nas gôndolas dos mercados e bombonieres. Na vida profissional e pessoal temos que ter paciência. Tudo acontece no seu tempo.
3. NÃO PROMETA, CUMPRA
Mais do que prometer entrega, é entregar. Melhor dar resultados inesperados do que prometer algo que você não vai conseguir alcançar. Mais trabalho e menos falatório.
4. SURPREENDA DIARIAMENTE
Surpreender diariamente é oferecer novidades, inovação. O consumidor gosta de ser bem atendido, de ter um bom produto, um bom preço. Surpreenda-o sempre.
5. O SIMPLES SEMPRE FUNCIONA
Pra quê inventar a moda se o simples vai bem? Por um preço justo, uma embalagem bem-feitinha e um sabor incrível, temos um produto bacana e acessível. Vai no simples que você se dá bem!
6. NÃO QUEIRA ABRAÇAR O MUNDO
Dar o passo maior do que a perna é sempre perigoso. Um passo de cada vez é sempre o melhor caminho para alcançar os objetivos que almeja. Isso serve pra vida!
7. VALOR É DIFERENTE DE PREÇO
Só iremos aprender as lições da vida o dia que soubermos na ponta da língua a diferença entre valor e preço. Valor não se compra, não se mensura, jamais. Preço é apenas aquilo que você paga no produto.
Viram só, há muito mais dentro de um chocolate do que apenas calorias e recheio cremoso de sabores diferentes. E se olharmos no mercado, podem apostar que existirão outros produtos que certamente são exemplos inspiração e aprendizado, não apenas na vida profissional, mas pessoal.
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