Se você tem entre 20 e 30 anos, certamente se lembra dessa frase escrita acima, no título do post.
No último Domingo, consegui assistir parte da reprise do Fantástico, que passa na GloboNews, horas mais tarde que o ao vivo, na Globo.
Passava uma matéria sobre a busca pelo primeiro emprego, de uma jovem, recém formada em Publicidade e Propaganda.
Só apra se ter uma ideia, dizia a matéria, que ao ano, se formam 25 mil novos publicitários.
Por mais aquecido que o mercado esteja (e está, podem acreditar), creio eu, que seja impossível absorver essa quantidade de gente.
E esse monte de gente, ao procurar emprego, encontra sempre a mesma dificuldade: A EXPERIÊNCIA
Como ter experiência se ninguém te dá oportunidade?
Mas essa pergunta não é de hoje e não vamos conseguir resolvê-la agora, nesse post.
Sendo assim, na tentativa de esquivar-nos dessa pergunta, caímos naquela velha questão: precisamos nos diferenciar.
"Já que não tenho a experiência para concorrer à essa vaga, posso chamar a atenção do contratante, por conta da diferenciação que possuo".
E é exatamente isso que deve ser feito!
O Blog do Crespo já teve inúmeros postas a respeito, dando dicas de como buscar uma diferenciação nesse mercado.
Ações de voluntariado, experiência no exterior, blogs mantidos por você, enfim, tudo que julgar relevante pode ser dito.
É lógico, é sabido, é claro, que nesse nosso ramo, mais do que em qualquer outro, o que vale é o "QUEM INDICA". Pode todo mundo negar, mas eu não nego. É assim sim, que funciona.
Mas para queles que não tem por quem ser indicado, devem procurar a diferenciação. Essa diferenciação pode ser inicialmente cursando uma boa faculdade.
Olha só: eu sempre achei que quem faz a faculdade é o aluno. Porém, tenho aqui que reconhecer que dentro das grandes agências, a maioria é formada ou cursa uma ESPM, Casper, FAAP ou PUC. Lógico que tem gente formada em outras insitituições, mas é raro, viu!
E sendo assim, a formação em uma boa faculdade, acaba sendo um diferencial.
Mas e se você não cursou um faculdade de ponta, como se diferenciar?
Vejam: estudando muito, buscando relacionamento com gente do mercado, estando atento à tudo que acontece no mercado de publicidade.
E lógico, procurando emprego a todo momento!
E nesse meio tempo, você vai cair em algumas entrevistas armadilhas, como aquela que a menina da reportagem do Fantástico foi e era para atendente de telemarketing.
Cuidado! Estudantes de publicidade, por terem um perfil despojado, comunicativo e felicidade sem causa, é sempre bem aceito por empresas de telemarketing ou vendas em geral.
Mas publicidade não é isso!
E outra coisa: não se submetam a estágios não remunerados, nem que seja por conta de uma experiência! Temos que valorizar a nossa profissão.
Hoje, chove currículos de estudantes querendo trabalhar de graça nas agências, em busca dessa primeira exeriência.
Acho um absurdo empresas que se beneficiam desse tipo de coisa! Valorizem a nossa profissão, seja você empresa ou estudante.
Montem um bom currículo, incluam seus diferenciais para compensarem a falta de experiência e saiam à luta.
Lembrem-se que a cada ano, se formam 25 mil novos publicitários e que se passar o ano e você não cosneguir uma vaga, esse número já grandioso, está acumulando e ficando ainda maior.
Faça a diferença.