CreativosBR

HomeBlogConteúdoTocadores de música: sempre ti...

Tocadores de música: sempre tiveram publicidade?

É difícil negar que hoje é a melhor época para amar música, uma vez que podemos ter milhares de canções na ponta dos dedos, ouvir artistas do mundo todo com lançamentos pequeninos ou para milhares de pessoas.

Com toda a praticidade que temos hoje, é fácil esquecer a história de alguns dos produtos que usamos todos os dias, e o celular é um desses produtos. Todo mundo lembra do tijolão ou do telefone de fio, mas e sobre os diversos tocadores de música que tivemos pelo tempo?

Nós separamos alguns filmes publicitários retrôs para você se lembrar da história desse produto que todo mundo ama.

Fonógrafo de Thomas Edison

A história dos tocadores de música começa pelo fonógrafo, equipamento inventado por Thomas Edison, o primeiro a conseguir gravar e reproduzir sons. Apesar de histórico, o fonógrafo logo foi substituído por seu predecessor, o gramofone.

A publicidade de quando o aparelho foi popularizado, por volta de 1880,  continha imagens, mas era majoritariamente constituídas por textos que explicavam as vantagens de cada produto.

O gramofone é uma coisa que você pode ver em alguma cena de filme de época, mas a maioria das pessoas não sabe exatamente o que ele era.

Composto por um disco giratório coberto com cera, goma laca, vinil e cobre, o aparelho nasceu em 1887 e foi inventado pelo alemão Emil Berliner.

Vitrola

É na vitrola que a maioria das pessoas começa a reconhecer os tocadores de música, uma versão muito mais automatizada do Gramofone. Além da qualidade do som ser muito melhor, a extinção da manivela cria uma experiência muito mais agradável. 

Walkman

Sony Walkman® | 40th Anniversary

[1981] The Sony Walkman (commercial)

Sony Walkman Commercial (1983)

Existem algumas fases do som puladas na história dos tocadores de música. Mais de 100 anos depois do primeiro tocador, a Sony nos traz o tocador de música móvel e, com ele, anúncios em formato de comercial.

Sony Walkman Commercial (1983)

Num dos primeiros comerciais feitos pela companhia, a Sony explica a escolha visionária de ver mais do que um reservatório numa caixa de fita vazia, dessa escolha nasceu o Walkman.

Discman

1991 Sony Discman Commercial

Também da Sony foi lançado nos anos 90 o Discman, feito para alcançar os tempos e acompanhar a troca da fita pelo CD.

A publicidade do Discman se baseava nessa modernidade, desse jeito você conseguia ter um maior volume de músicas num quadrado menor sem os problemas que acompanhavam a fita.

IPOD

Ipod Ad

A primeira geração de iPods foi lançada há mais de 20 anos, em 2003. Naquela época eles se orgulhavam de ser o que mais suportava músicas no mercado, tendo 1000 canções no dispositivo. Hoje em dia esse pacote parece básico, mas na época era um grande feito.

A publicidade seguia a linha Apple de anúncios despojados feitos para agradar os olhos mais jovens, a criação e popularização do dispositivo trouxe a criação de produtos mais baratos, como o MP3 Player.

Apple iPod ad campaign from 2004 – 2008

Celular com streaming

A ideia de um celular com streaming iria animar os fãs do fonograma de 100 anos atrás, mas os amantes de música sabem que ela não é perfeita, apesar de ser ótima para o usuário, muitos vezes é colocado em questão o quão bom para os artistas e membros da indústria da música esses aplicativos realmente são.

A publicidade de aplicativos como o Spotify costuma chamar atenção pelas cores, majoritariamente nas artes e pela veia cômica em seus anúncios e comerciais.

Os aplicativos de música são o que se tem de mais moderno em 2023 quando o assunto é música.

Mas e você? Conhecia todos esses tocadores de música? Já viu uma vitrola ou algo mais antigo? Nós temos mais conteúdo como esse na nossa home!

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket