No segundo dia do RD Summit 2024, a manhã iniciou com uma palestra da Silvia Belluzo (Diretora de Marketing do TikTok na América Latina) onde ela abordou o tema “Esqueça tudo o que você escutou até agora no TikTok”.
Com insights valiosos, Silvia analisou a evolução do marketing através das décadas e abordou a importância dos dados na área, afirmando que criar campanhas eficientes exige uma análise detalhada dos números que impactam o negócio. “Quem trabalha com marketing sabe que uma opinião sem dado é achismo”, afirmou.
Focando em mostrar a importância das marcas utilizarem o TikTok para impulsionar as estratégias de marketing e gerar resultados reais, a profissional comentou que a plataforma conta com mais de 100 milhões de usuários ativos e precisa fazer parte da jornada de marketing das empresas. Portanto, se você quer entender insights do mercado e gerar leads por exemplo, o TikTok é o seu lugar.
Silvia também destacou que o TikTok, na verdade, não é uma rede social e sim uma plataforma de entretenimento com experiência imersiva de “tela cheia, som ligado e para você”, pois, ao criar conteúdo para uma rede social, o foco é na maneira que ele será distribuído para o seu público, já em uma plataforma de entretenimento, a preocupação é em como ele será distribuído não apenas ao seu círculo social mas a qualquer pessoa que este conteúdo pode chegar.
As três razões que fazem o TikTok ser a melhor plataforma para alcançar seu objetivo, segundo a profissional, é:
- Entender que o jogo mudou
Hoje não escolhemos se queremos que o usuário fale ou não dos nossos produtos, se ele quiser, ele irá falar e dar sua opinião. A plataforma tem poder através da pluralidade de opinião das pessoas que trazem conteúdos genuínos e autênticos sobre os produtos/serviços. 79% dos usuários concordam que o TikTok é um lugar para as marcas mostrarem a sua personalidade.
- Converter pelo entretenimento
É preciso entender as necessidades dos consumidores e transformar sua jornada de compra. A palavra “shoppertainment”, conhecida na plataforma, significa vender através do entretenimento, ou seja, o TikTok dá voz para as pessoas, estoura a bolha e faz com que seja uma plataforma que o usuário pode criar uma conexão emocional e diferente de qualquer outra.
- O futuro do marketing de conteúdo é pessoal
Estamos na era da Inteligência Artificial. A fórmula “mágica” para aumentar os criativos é ter volume de variedade (de UGC, PGC, AIGC), versatilidade (como explorar o mesmo conteúdo em formatos diferentes) e variação (de edições).
Além disso, Silvia diz que a melhor forma de distribuir os conteúdos é juntar o orgânico com o pago. Se o usuário está começando no TikTok, é importante explorar para entender o funcionamento, testar as narrativas e se achar que algo específico funcionou, começar a impulsionar.
Por fim, a profissional passou quatro dicas para ajudar com a criação de conteúdo:
- Seja nativo;
- Tenha estrutura (é importante uma história ter começo, meio e fim);
- Use o som (aproveite os áudios virais);
- Pegue carona em tendências (explore #s em alta, gere conexão com a audiência que você deseja alcançar).
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