Quando pensamos em TikTok e YouTube, a primeira coisa que vem à mente é entretenimento. São inúmeros vídeos, trends, músicas, memes e conteúdos diversos que acompanhamos diariamente.
Mas se essas duas plataformas estão tão presentes na nossa vida, por que não torná-las aliadas de estudo/aprendizado também?
A verdade é que elas já são. O segredo está em direcionar o algoritmo a seu favor. Bora entender como?
No TikTok é basicamente através da interação. Você pode pesquisar o tema relacionado ao assunto que quer assistir e ir curtindo, comentando e salvando. Quanto mais fizer isso, mais a plataforma irá te entregar vídeos relacionados ao assunto.
Você pode pesquisar sobre dicas de estudos, alguma matéria específica, resumos, explicação de professores ou seguir alguns criadores de conteúdos relacionados a área, alguns conseguem até explicar teorias complexas em menos de 5 minutos.
Já no YouTube, você também recebe conteúdos parecidos com os que consome e interage, mas o melhor, é que a plataforma permite criar suas próprias playlists. A dica é que você crie de acordo com a matéria, por exemplo, “aulas de marketing digital”, “aulas de mídia”, e por assim vai. Mas claro, não vale ficar salvando vários vídeos e não assistir depois!
Sabe aquele aquela famosa frase “não entendo com o professor explicando, mas sim com o meu amigo que sabe o conteúdo”? Use os criadores de conteúdo como se fossem seus amigos. Existem assuntos que entendemos melhor ao ouvir pessoas mais jovens explicando, tanto por explicar de forma mais simples ou com exemplos do dia a dia como por ter a mesma linguagem.
Estamos vivendo a era da tecnologia, aproveite o que a internet pode te oferecer de bom. Direcionar o algoritmo ao nosso favor, pode trazer diversos benefícios para a vida acadêmica.
Portanto, o TikTok e YouTube podem sim ser seus aliados nos estudos. E mais do que isso, existem diversos criadores de conteúdo que focam no ensino e trazem ótimas dicas para o público. Use e abuse desses conteúdos, você com certeza sairá ganhando!
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.