Creativosbr

Fonte: Reprodução TikTok

TikTok avança em acordo para criar joint venture nos Estados Unidos

Nova empresa terá controle majoritário de investidores dos EUA e autonomia sobre dados, algoritmos e moderação.

O TikTok e sua controladora, a ByteDance, deram um passo decisivo para reestruturar a operação do aplicativo nos Estados Unidos. Segundo comunicado interno enviado pelo CEO Shou Chew e obtido pela Bloomberg, as empresas assinaram acordos vinculativos para a criação de uma joint venture com controle majoritário de investidores americanos.

A conclusão do negócio está prevista para 22 de janeiro de 2026. A nova empresa será estruturada a partir da atual organização TikTok US Data Security (USDS) e passará a operar como uma entidade independente no país, com autonomia sobre temas sensíveis como proteção de dados, segurança dos algoritmos, moderação de conteúdo e garantia de software.

Enquanto isso, as entidades globais do TikTok seguirão responsáveis pela interoperabilidade internacional do produto e por determinadas atividades comerciais, como publicidade, marketing e e-commerce, que permanecerão fora do escopo da joint venture americana.

A composição societária prevê que 50% do capital fique com novos investidores, incluindo Oracle, Silver Lake e MGX, cada um com 15% de participação. Outros 30,1% serão detidos por investidores já ligados à ByteDance, enquanto a controladora chinesa manterá uma fatia de 19,9% da nova companhia.

O acordo busca encerrar um impasse regulatório que se arrasta há mais de um ano e envolve preocupações do governo americano sobre segurança nacional. Autoridades dos EUA temem que o controle chinês sobre o TikTok possa permitir o uso indevido de dados de cidadãos americanos ou interferência no funcionamento do algoritmo de recomendação.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *