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Teste vocacional

Muita gente me pergunta como entrar para o mercado publicitário, nesses tempos em que o negócio está cada vez mais tecnológico. A resposta é simples: aprenda tudo que puder sobre inteligência artificial, algoritmos e dados. 

Leia jornais como o Big Data & Society” e se interesse por regressão estatística. Tenha consciência de que algoritmos de machine learning são compostos por camadas de cálculos que se destacam ao ingerir grandes quantidades de dados e encontrar todos os padrões dentro deles. Aprenda como colocar os “jobs to be done” na prática, entendendo que é fundamental unir análise de mercado e profundo conhecimento sobre as demandas do consumidor. Pense em estratégias de atuação no metaverso, em ambientes virtuais compartilhados e hiper-realistas. Aprenda a mesclar as experiências do mundo físico com as do mundo virtual de maneira cada vez mais imersiva. Analise projetos que avaliam o posicionamento de produtos nos pontos de venda, usando redes neurais. Tenha consciência de que o modelo mudou da intrusão, para o convite e de que o consumidor passou a ser um agente, ao invés de apenas um representante do target

Pense em In-Game Advertising e Advergaming. Lembre-se que o branding responsável é um elixir estratégico de solidez das empresas a longo prazo, porém só ele não basta. Não esqueça que as responsabilidades do marketing de relacionamento são diferentes das responsabilidades do marketing de reputação. Considere fundamental mapear o terreno, analisar as tendências e tentar prever o que pode estar a nossa espera, num futuro não tão distante. Cerque-se de profissionais digital first, disruptivos, inovadores, que possam ampliar os legados existentes e mobilizar um marketing desbravador neste cenário em que o consumidor global está em rápida mutação. Mantenha a consciência de que as condições são as ideias para a implantação do conceito de mídia programática. Ressalte-se que desse modo, consumidores poderão ser surpreendidos por anúncios personalizados em meios de comunicação específicos. Tome cuidado para não underperfomar todo um setor, por causa de algum gesto de comunicação marcado pelo individualismo.  

Opte pela compra do perfil do público desejado e não de uma audiência presumida. Deixe claro que seu esforço está direcionado em usar a tecnologia de maneira mais estratégica do que tática, entendendo e medindo os reais ganhos que a publicidade traz e pode trazer. Jamais esqueça que a grande busca é o gerenciamento estratégico da tecnologia em que o valor não seja aferido apenas pelas métricas utilizadas, mas principalmente pelos insights que podem fornecer aos profissionais envolvidos no processo.

Resumindo estes aconselhamentos para iniciantes, sugiro que, de posse de todas essas informações e conhecimentos, aquele que continuar verdadeiramente interessado em entrar para o negócio da publicidade faça uma autocrítica radical e responda para si mesmo se tem talento para criar grandes ideias. 

Se a resposta for sim, recomendo que siga adiante, mesmo sabendo que terá um longo, difícil e verborrágico caminho pela frente. Se a resposta for não, recomendo que não perca tempo. Desista desse negócio e vá fazer outra coisa. 

Publicidade é a grande ideia. O resto é figuração ou blá, blá, blá. 

Washington Olivetto

washington@washingtolivetto.com.br

(Texto exclusivo produzido por Washington Olivetto para o Creativosbr)

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