Creativosbr

Fonte: Envato

Tem muito CEO pra pouco Analista

Numa conversa de bar, um amigo me revelou uma certa vez que acabara de receber uma promoção na empresa. Dei os parabéns, enchi o copo de cerveja e propus um brinde. Ele recusou. Me disse que não aceitara a proposta porque ele não queria subir de cargo na companhia. Perguntei então se havia algum problema na empresa. Pelo contrário, ele amava seu trabalho, e justamente por isso não queria ser promovido.

A verdade é que essa história tem sido cada vez mais frequente, e não há nada de errado nisso. Fomos “treinados” com o desejo pelo crescimento contínuo e vertical. Criou-se uma regra de que devemos sempre querer um cargo acima do nosso. Por que preciso ser gerente? Por que quero o cargo de diretoria? Por que quero ser um CEO? Por qual motivo não posso ser um Analista, feliz em exercer o meu trabalho e ser o melhor e mais experiente naquilo que me proponho a ser?

Tem muito CEO pra pouco Analista, é fato. Vejo nos perfis de LinkedIn a banalização do termo CEO. Os famosos CEOs de MEI. Legal você ser dono da sua própria empresa e ter seu negócio próprio, não bato nisso não. Me refiro à ambição. Ninguém quer assumir um cargo hierarquicamente menor, ou até mesmo dizer que não tem interesse em ser um gestor por medo de ser julgado como um encostado.

muito-CEO-pra-pouco-Analista.png

Temos que respeitar as escolhas profissionais de cada indivíduo. O mundo precisa de analistas, tanto quanto ou mais do que precisa de um diretor executivo. Existe espaço pra perfis de líderes e de liderados; para gestores, para analistas e profissionais que atuam diretamente na operação, qual o problema?

Enquanto não entendermos que quem determina seus objetivos de carreira é você, viveremos cada vez mais num mundo onde a ambição e o status falam mais alto do que a autorrealização.

Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja mais.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *