Há 50 anos celebrando o valor feminino, a marca dá mais um passo importante para a sociedade e traz ao Brasil a plataforma antiassédio para educar e empoderar aqueles que já presenciaram ou sofreram abuso em locais públicos.
Os números só crescem: a cada ano as estatísticas referentes ao assédio não param de subir segundo pesquisas realizadas. Levantamentos mostram que as importunações se dão, na maioria dos casos, com mulheres, em espaços públicos e em toda e qualquer parte do mundo. Dados da pesquisa global da Ipsos, encomendada pela L’Oréal, afirmam que o assédio sexual é a maior preocupação em 47%* de mulheres e meninas, seguido da violência doméstica.
Diante desse contexto, L’Oréal Paris apresenta o StandUp, um movimento global de conscientização e treinamento antiassédio desenvolvido em parceria com a ONG americana Hollaback, reconhecida por projetos e pesquisas ligados à temática.
Criada pela Hollaback, a metodologia de intervenção se provou eficaz ao ser aplicada em um experimento nas universidades americanas, diminuindo em 17% os casos de violência sexual no local. O programa oferece um método baseado em 5 Ds – distrair, delegar, documentar, direcionar e dialogar – que auxiliam homens e mulheres a intervir com segurança diante dessa situação, tanto como testemunha quanto como vítima.
“Sofrer ou presenciar uma situação de assédio desperta medo, desconforto e paralisa, seja quem está diante da cena ou sofrendo com o ato, fazendo com que não saibamos como reagir. L’Oréal Paris sempre defendeu o valor de cada mulher, trazendo mensagens de empoderamento, confiança e segurança, e agora com o stand up nossa ambição é criar um pacto social através da educação de não aceitação dessa realidade tão triste, principalmente para mulheres.”, comenta Laura Parkinson, diretora de L’Oréal Paris no Brasil. A executiva ainda completa: “é nosso dever enquanto marca uma marca feminina, líder mundial, prestar apoio e trazer ações que despertem consciência na sociedade através da educação, debates e discussões, com o objetivo de criar um movimento transformador”.
Em cima desses pilares e com o mote “Autoestima em primeiro lugar”, a WMcCann desenvolveu uma campanha para divulgar e reforçar o objetivo da marca destacando o método dos 5Ds – que vão envolver toda a comunicação. “Quando observamos um caso de assédio sem intervir, indiretamente aumentamos o trauma da pessoa que está sendo assediada, além de reforçar ao assediador que seu comportamento é aceitável. Essa campanha vem para interromper essa dinâmica, propondo tomada de consciência da sociedade e ação, através da informação e do treinamento dos 5 D’s”, conclui Luiza Portella, Diretora de Planejamento Estratégico da WMcCann.
Em uma parceria inédita, a L’Oréal Paris vai patrocinar a leitura de matérias que tiverem o tema assédio como centro das reportagens nos principais títulos da Editora Globo e da Globo Condé Nast – jornal O GLOBO e revistas Marie Claire, Glamour, GQ e Vogue. Com criação da WMcCann, a ação Paywall Down irá liberar os acessos para os leitores pelo período de três meses, de 05 de outubro a 31 de dezembro, entendendo a importância de fazer a informação circular para auxiliar no combate ao assédio.
A campanha engloba conteúdos no digital, OOH, patrocínio em PayTV (“Superbonita”, da GNT) e ações de PR. O treinamento pode ser acessado nesse link: https://www.standup-international.com/en/en/
* ©️ Ipsos | Pesquisa internacional sobre assédio sexual em espaços públicos – L’Oréal Paris 2021
Assista: https://youtu.be/-WCSGz3O1F0
Ficha Técnica:
Agência: WMcCann
Cliente: L´Oréal Paris
Produto: Institucional
Nome da campanha: Stand Up Cause
Time do cliente: Laura Parkinson, Tiago Raposo, Helena Bertho, Renato Annibal, Larissa Régia, Raiza Chinellato, Larissa Sampaio, Paulo Cardoso, Michelle Amancio e Monique Maltaroli
Executive Chairman: Hugo Rodrigues
CEO: André França
CCO: Mariana Sá
VP Executivo e Diretor Geral da WMcCann Rio: Marcio Borges
Direção de Criação: Ricardo Weitsman
Diretor de Criação Associado: João Resende
Criação: Ana Rocha, Andrea Lobato, Carolina Oliveira, Bruno Mukai e Humberto Nogueira
CSO: Renata Bokel
Planejamento: Luiza Portella, Fabiana Lovate, Marianna Valmore e Thamires Oliveira
Conteúdo: Patrícia Colombro, Stella Peixinho e Lorena Manso
Atendimento: Paula Nunes, Katarina Nunes e Renata Castello Branco.
VP de Mídia: Fabio Urbanas
Mídia: Romana de Oliveira, Patricia Newlands, Clauder Sousa, Guillermo Perret, Ana Chasco e Maria Ribeiro.
BI: Ingrid Barros e Miguel Masuet
Diretora de Produção: Camila Naito
RTV: Bianca Repsold, Mariana Veronez e Fernanda Pinheiro
Produtora da Adaptação: Craft Brasil
Produtora do filme: Film In
Diretor: Christian Monassa
Diretor de Fotografia: Pedro Nascimento
Pós-produção: Film In
Trilha: Inspirational Cinematic
Co-Author : KakaduCreation
Editor: Rayana Aguiar
Sound Studio : Film In
Produtora do filme: Empreinte Digitale
Diretor:Charlotte Lavocat, Benjamin Hofman
Fotógrafo: Raphael Creton
Pós-produção: Craft
Sound Studio: Capitaine Plouf
Trilha: Fast Motion @ Universal Music
Art Buyer: Caroline Delvincourt, Chintana Salikoun, Celia Martinez
Produção Gráfica: Nereu Marinho e Mauricio Martim
Projetos: Erika Casal e Isabela Araujo
Relações Públicas: Kerena Neves
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