Iniciativa oferece acesso gratuito a estúdio profissional, mentoria e conteúdos exclusivos para impulsionar vozes pretas emergentes na podosfera brasileira
O estúdio de podcast em vídeo na Embaixada Preta em parceria com o Spotify abre oficialmente as portas no dia 4 de agosto! Os agendamentos para o espaço, criado em parceria com a Feira Preta, já estão abertos e são 100% gratuitos para criadores pretos que queiram tirar seus projetos do papel com qualidade profissional. O local é equipado com câmera, iluminação, além de Microfones MV6 e fones SRH240A, doados pela Shure. A novidade faz parte do lançamento do AMPLIFIKA Creators, nova fase do programa AMPLIFIKA — que agora vai além da música para impulsionar também vozes pretas no universo dos podcasts, com acesso a estúdio, mentoria e visibilidade na plataforma.
Lançado em 2021, o AMPLIFIKA foi criado pelo Spotify para dar visibilidade a artistas pretos em ascensão no Brasil, por meio de workshops, ações formativas e acesso a ferramentas da indústria. Desde então, ajudou a impulsionar carreiras como as de Duquesa, MC Kadu, Milthinho, Cryzin, Maru2D e Sued Nunes — nomes que hoje ocupam espaço de destaque na cena nacional. Em 2022, o programa ganhou as ruas com o DIA AMPLIFIKA, passando por cidades como Salvador, Belo Horizonte e Rio.
“O vídeo é, hoje, uma das principais portas de entrada para a descoberta de podcasts no Brasil — e o Spotify quer garantir que os criadores pretos também ocupem mais esse espaço com qualidade técnica e visibilidade. O AMPLIFIKA Creators é uma resposta concreta a isso, oferecendo estrutura profissional e apoio contínuo para transformar boas ideias em impacto real”, afirma Camila Justo, Head de Podcast do Spotify no Brasil.
Agora, com o AMPLIFIKA Creators, o programa expande seu impacto além da música e reafirma o compromisso do Spotify em apoiar criadores pretos no Brasil. A iniciativa oferece acesso gratuito ao estúdio de podcast em vídeo na Embaixada Preta em São Paulo, resultado da parceria do Spotify com a Feira Preta, onde os participantes poderão gravar seus conteúdos com estrutura profissional e microfones doados pela Shure. Eles também vão contar com mentoria de creators já reconhecidos em seus segmentos, como Sofi Oliveira (do Colo de amiga por @sofidisse) e Guto Barbosa (do Don Podcast), e participar de uma rede de apoio contínuo. Além disso, terão acesso a uma newsletter personalizada com boas práticas de produção, estratégias de crescimento e oportunidades de destaque na plataforma — fomentando conexões, visibilidade e fortalecimento comunitário na podosfera.
“Não é só sobre gravar, é sobre pertencer. O estúdio do Spotify na Embaixada Preta é um território de criatividade, expressão, memória e construção de futuro. Aqui, a tecnologia encontra o afeto coletivo, e o resultado são histórias que importam sendo contadas por quem vive e transforma o agora”, destaca Adriana Barbosa, idealizadora e CEO do Instituto Feira Preta.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.