Fonte: Freepik

HomeBlogConteúdoSoft Skills: A Importância de ...

Soft Skills: A Importância de Desenvolver Suas Habilidades Emocionais

Nós somos contratados por conta de nossas habilidades e competências, nossas hard skills, e demitidos por nossas habilidades comportamentais, nossas soft skills. Vi muitas carreiras derreterem por falta de habilidades emocionais, mas poucas vezes vi empresas criando programas para treinar as soft skills de seus times.

Quando uma pessoa é promovida ou tem sua primeira experiência gerencial, recomendo sempre que ela faça uma imersão nos conceitos das habilidades emocionais. É importante avaliar nossas competências e entender onde temos nossas maiores dificuldades. O autoconhecimento é a base para o aperfeiçoamento, embora muitas vezes tenhamos dificuldade em entender onde precisamos trabalhar.

Um grande erro é acreditar que é impossível trabalhar essas habilidades, pois muitos diferenciam soft skills de hard skills, relacionando, em parte, que hard skills são características que podem ser ensinadas com mais facilidade. Não concordo com isso. Talvez a realidade seja que não temos tantos programas estruturados focados no desenvolvimento de soft skills.

No passado, todo o olhar dos recrutadores estava nas hard skills, e ainda hoje elas são muito importantes. Em geral, são habilidades profissionais, competências que incluímos facilmente em nosso perfil, mas o ponto principal é que elas são facilmente mensuráveis. Todos temos diplomas e certificados que comprovam nossa experiência em um campo do conhecimento. Portanto, é fácil estabelecer processos para buscar essas experiências em cursos complementares. E isso tudo é medido, como, por exemplo, quando pensamos no domínio de línguas, temos níveis de fluência ou habilidade.

Soft skills são habilidades interpessoais e emocionais. Elas não são mensuradas de forma tão fácil, pelo menos não até esse momento, pois não temos o hábito de trabalhar com certificações e diplomas para esses temas. Ainda vejo pouca oferta de cursos voltados para soft skills, mas tive uma experiência muito boa ao realizar o curso de “Alta Performance” que abordava conceitos de produtividade e gestão de tempo da Escola Conquer, um material de altíssima qualidade. Eles também oferecem cursos de oratória, gestão de tempo e negociação.

Fiz uma pesquisa para entender as principais soft skills a partir da observação de vários artigos e cheguei a identificar 32 diferentes habilidades emocionais que estão sendo vendidas como as principais habilidades para atuar no mercado de trabalho nos dias de hoje. Fiz um balanço das principais ocorrências e estabeleci as sete principais soft skills buscadas pelo mercado:

1. Comunicação: em muitos casos, esta habilidade é apresentada como comunicação eficaz. Capacidade de apresentar suas ideias e de expressar suas opiniões para as pessoas do seu time e para seus clientes. Para mim, envolve tanto o desenvolvimento da escrita quanto a habilidade oral em expressar seus pensamentos e pontos de vista.

2. Trabalho em equipe: capacidade de trabalhar em equipe e de desenvolver projetos em grupo. Aqui também abordamos a colaboração, o apoio aos colegas no desenvolvimento de processos apenas com nossa orientação.

3. Pensamento criativo: capacidade de desenvolver novas ideias e gerar inovação. Busca de soluções para problemas através de novas abordagens.

4. Resiliência: capacidade de enfrentar situações difíceis, de resistência ao choque e às adversidades. Na área de psicologia, fala-se que uma pessoa é resiliente quando se mostra capaz de voltar ao seu estado habitual de saúde (física e mental) após passar por uma experiência ruim.

5. Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo sentimentos e emoções e, até quando possível, vivenciando suas experiências.

6. Adaptabilidade: capacidade de se adaptar a novos cenários e transformações, aprendendo a entender e aceitar as mudanças.

7. Negociação: capacidade de interação social entre duas ou mais partes, em que se busca um acordo. Negociamos a cada momento em nossas vidas.

Desenvolver suas soft skills é sua responsabilidade. Não espere que a empresa vá programar um curso adequado para você. Aliás, o mais provável é que ela não vá buscar nada assim rapidamente. Existem bons livros sobre o assunto, cursos gratuitos e uma infinidade de vídeos. O ponto principal é entender aquilo que você precisa aperfeiçoar. E um bom começo é revisitar a lista deste texto e fazer uma análise crítica da sua carreira.

Invista na sua carreira!

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.