Equipe da Siemens
Fonte: Divulgção

HomeBlogConteúdoSiemens assina Pacto de Promoç...

Siemens assina Pacto de Promoção da Equidade Racial no Brasil

Iniciativa está alinhada aos objetivos do programa DiverSifica, que busca fortalecer as políticas de inclusão na companhia

Siemens assinando o Pacto de Promoção de Equidade Racial
Fonte: Divulgação

A Siemens acaba de assinar o termo de compromisso do Pacto de Promoção da Equidade Racial, que visa implementar um Protocolo ESG Racial no Brasil, colocando a pauta no centro do debate econômico do país. A cerimônia contou com a presença do CEO da Siemens Brasil, Pablo Fava, do CFO, Wolfgang Beitz, da Diretora de Pessoas e Organização, Caroline Zilinski, além de representantes do Pacto e aliados do DiverSifica – programa de diversidade da companhia. “A Siemens é uma empresa que faz parte da sociedade e tem que servir a ela. Nosso papel é promover a mudança de dentro para fora em temas que são prioridade para o Brasil”, afirmou o CEO Pablo Fava.

O Pacto de Promoção de Equidade Racial disponibiliza ferramentas de mensuração de desequilíbrio racial nas empresas, que ajudam as organizações a avançarem como agentes de transformação para evoluir coletivamente em uma jornada justa e igualitária. Na Siemens, a prática está inserida no DiverSifica – programa de diversidade, equidade e inclusão, estruturado com os pilares Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+ e Geracional.

Nos últimos anos, empreendemos uma jornada na Siemens na qual buscamos pessoas de potencial que queiram estar aqui, sentindo-se parte, somando suas histórias. Não queremos que as pessoas tenham de se adequar, pelo contrário. Nossa busca é por adequar nosso ambiente“, explica a Diretora.

Entre as iniciativas recentes do DiverSifica voltadas para as pessoas negras, destacam-se o Programa de Aceleração de Idiomas e a Mentoria de Carreira. Estas ações ajudam a Siemens a identificar e a desenvolver o potencial de pessoas que enfrentam dificuldades devido ao perfil racial, gênero, orientação sexual, idade, deficiência, entre outros fatores. Ao promover o desenvolvimento dessas pessoas, a Siemens fortalece sua capacidade de inovação, sem deixar de contribuir para o maior sucesso da empresa.

Janaína Ferreira dos Santos, que trabalha na Siemens desde janeiro de 2023, conta que cresceu em Brasília e sempre quis atuar na área de tecnologia. De família negra, quando se candidatou a uma vaga na Siemens, achou que o processo seletivo seria intimidador. “No entanto, eu me senti acolhida desde o primeiro dia. Tive contato com mulheres pretas trabalhando em um ambiente de tecnologia, como nunca tive antes. Trabalhar na Siemens me proporcionou algo novo na minha carreira, que foi aprender a existir no coletivo, e hoje eu quero ser exemplo para outras jovens mulheres negras“, disse Janaína.

Sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial

O Protocolo ESG do Pacto de Promoção da Equidade Racial tem como objetivo apoiar empresas interessadas em integrar as demandas sociais por maior diversidade, consciência social e transparência em suas estratégias de sustentabilidade. Além disso, abrange ações que promovem uma maior equidade racial, com foco na adoção de ações afirmativas, na melhoria da qualidade da educação pública e na formação de profissionais negros, incluindo iniciativas de investimento social privado.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Quer saber de tudo o que está rolando no Cannes Lions 2024?
Acompanhe de forma exclusiva nossa cobertura no maior festival de criatividade do mundo!