Com episódios antecipados na plataforma, canal do programa atinge mais de 37 milhões de visualizações e se prepara para lançamento inédito.
O Shark Tank Brasil terminou a 8ª temporada (2023) fazendo jus ao título de maior reality de empreendedorismo do país. O programa, originalmente exibido pelo Sony Channel, transmitiu pela primeira vez os episódios antecipadamente no canal do YouTube do programa e o resultado demonstra um enorme sucesso: foram mais de 37,2 milhões de views entre setembro e dezembro de 2023.
Ao todo, mais de 12 milhões de usuários únicos passaram pelo canal do Shark Tank Brasil durante o período de exibição da 8ª temporada. O público entre 18 e 34 anos foi responsável por 67% de todo o tempo consumido, mostrando o grande engajamento do programa com os jovens. E engana-se quem pensa que só vídeos curtos que atraem essa turma: episódios completos e pitches extras representaram 68% do total assistido, e a TV conectada foi o aparelho preferido por 57% dos espectadores contra 28% de acessos via celular. *
A estratégia de lançamento da temporada no digital incluiu episódios exibidos em formato live, com uma média de 7.000 usuários assistindo aos episódios toda segunda-feira à noite e picos que chegaram a mais de 13.000 pessoas em uma única live. Atualmente, o canal conta com mais de um milhão, cento e cinquenta mil inscritos e detém o título de Melhor Canal de Economia e Negócios pelo júri técnico do iBest, considerado uma das principais premiações da internet no país.
A nona temporada do Shark Tank Brasil, uma coprodução entre a Sony Pictures Television (SPT) e a produtora Floresta, manterá a estratégia multiplataforma e terá conteúdos antecipados no YouTube, três semanas antes da estreia no Sony Channel, no dia 4 de outubro e patrocínio master da conta digital completa para empresas, Asaas.
Nesta nova temporada, a cada episódio um Shark convidado se junta ao renomado elenco do programa, que neste ano conta com Carol Paiffer, Monique Evelle, José Carlos Semenzato e Sergio Zimerman. Entre os convidados, nomes como Alexandra Casoni, sócia da Flormel; Arturo Nuñez, executivo internacional com passagens por grandes marcas como Nike, Apple, NBA e Nubank; Caito Maia, Fundador e CEO da Chilli Beans; Claudia Rosa, investidora-anjo com mais de 130 investimentos; Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da Magazine Luiza e Tallis Gomes, fundador e CEO do G4 Educação.
Shark Tank Brasil: Versão Creators
Uma grande novidade deste ano será o Shark Tank Brasil: Versão Creators, um projeto inédito desenvolvido em colaboração com o YouTube e que terá três episódios semanais, que serão exibidos com exclusividade no canal do programa na plataforma a partir de 26 de agosto, antecedendo a temporada regular.
O Shark Tank Brasil: Versão Creators tem o objetivo de promover o empreendedorismo entre criadores de conteúdo e apoiar projetos que tenham um impacto social positivo. Com foco na Creator Economy – um ecossistema que possibilita que os creators criem e distribuam seus conteúdos, ganhem dinheiro e se transformem em marcas fortes e empresas rentáveis – o projeto tem o apoio de três marcas, sendo que cada uma apresentará um episódio que abordará um tema baseado em um conceito social, dentro dos pilares da ESG.
“Estamos extremamente entusiasmados com o lançamento desse projeto, que une o já estabelecido sucesso do Shark Tank Brasil com o poderoso e crescente mercado da Creator Economy“, diz Luis Sabal, vice-presidente sênior e co-head de canais da Sony Pictures Television LATAM. “Esse é um grande exemplo de como o formato Shark Tank, uma das principais referências no mundo quando o assunto é empreendedorismo, pode conectar marcas a propósitos, atingindo um público cada vez mais engajado“, conclui.
A cada episódio, três criadores de conteúdo apresentarão seus projetos relacionados ao tema em destaque para uma bancada de jurados composta por Top Creators, profissionais da área de marketing de influência, Creators especialistas em impacto social, Sharks do programa regular e, ocupando a cadeira principal, um representante da marca patrocinadora. Ao final do episódio, apenas um dos projetos será escolhido para receber o prêmio de R$ 200.000,00.
“O Shark Tank Brasil: Versão Creators é um projeto pioneiro que impulsiona a economia criativa, posicionando criadores de conteúdo como empreendedores, promovendo produtos e serviços com impacto social. O YouTube, que tem como missão dar voz e mostrar o mundo a todas as pessoas, de forma fácil e acessível, viu também uma oportunidade de conectar marcas com a nova geração de empreendedores da Creator Economy. A parceria com o principal reality show de empreendedorismo do país, e tudo isso na maior plataforma de vídeos, criou um ecossistema poderoso, o que resultou em marcas como Volkswagen e Cielo a mergulhar nesse oceano ao nosso lado“, destaca Esly Paiva, líder de Pacotes e Conexão com Criadores do YouTube Brasil.
Com o tema “Educação Financeira”, o primeiro episódio de Shark Tank Brasil: Versão Creators será apresentado por Cielo e trará como Shark, na cadeira principal, Estanis Bassols, atual presidente da empresa. Já no segundo episódio, apresentado por Volkswagen, Livia Kinoshita, Diretora de Marketing Comunicação Brasil e Região América do Sul, será a responsável por ocupar a cadeira principal representando a marca no episódio em que o tema é Liderança Feminina e que terá, pela primeira vez na história do formato no país, uma bancada formada apenas por mulheres. Por fim, o terceiro episódio, apresentado pelo YouTube, traz o tema Educação e Patricia Muratori, Diretora do YouTube na América Latina, ocupando a cadeira central.
O Shark Tank Brasil: Versão Creators é uma produção realizada pela Floresta, produtora da Sony Pictures Television no Brasil e que já é responsável pelas adaptações de franquias globais e formatos originais de diversos gêneros, como o próprio Shark Tank Brasil.
*Fonte: YouTube Studio – Canal: Shark Tank Brasil – Período: 18/09/23 a 12/12/23 – Métricas: Views, Watch Time, Unique Viewers, Subscribers, View Duration e Average Percentage Viewed.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.