No segundo dia do Maximídia 2024, a manhã de palestras seguiu trazendo discussões essenciais sobre os rumos da comunicação e marketing global. Os participantes debateram sobre o papel das agências de publicidade full service e os desafios de transformar marcas em love brands.
A primeira palestra, da trilha “Conexão Global”, contou com Ana Balarin e Hermeti Balarin, Chief Creative Officers da W+K Londres. Trazendo suas experiências internacionais, eles discutiram a interseção entre arte e publicidade como propulsora de criatividade. A dupla falou sobre o impacto das trocas interculturais em campanhas publicitárias, especialmente em um contexto onde o humor e a leveza estão ganhando força como tendências globais. Além disso, abordaram a relevância de iniciativas com propósitos sociais e mudanças culturais. Com passagens pelo Reino Unido e pelos Estados Unidos, os profissionais exemplificaram como o intercâmbio cultural tem sido um diferencial na condução de campanhas inovadoras e eficazes.
“As vezes eu fico um pouco perplexo que mais marcas não entendam que arriscar um pouco, em algumas horas, e trazer leveza, pode trazer humor pro mundo de uma maneira muito simples. Em um horário nobre da televisão, fazer as pessoas darem risada, é o jeito mais mais simples que uma marca pode impactar e deixar a vida das pessoas um pouco melhor”, comentou Hermeti.
Em seguida, foi a vez da trilha “Agências & Criatividade”, com o painel “Fortalezas e Ameaças ao Protagonismo das Agências Full Service”. O debate trouxe à tona os desafios e as oportunidades enfrentadas pelas maiores agências do país, lideradas por Antonio Fadiga (Artplan), Filipe Bartholomeu (AlmapBBDO) e Karina Ribeiro (VML Brasil). O foco foi na capacidade de adaptação dessas agências diante da evolução do marketing digital e de novas disciplinas, como o marketing de influência, além do papel central que continuam desempenhando nas estratégias de grandes marcas. Os profissionais debateram como essas agências estão se estruturando para enfrentar a transformação digital e o avanço das tecnologias, enquanto se conectam com as necessidades de novos formatos de comunicação e desenvolvimento de negócios.
“As agências vivem pelos clientes. O que temos são os eles e o que oferecemos são pessoas, talentos, trabalhando e pensando com os clientes. O nosso desafio é garantir que sejamos menos transacional para que podemos aportar os nossos valores com o que acreditamos. É isso que fazemos e nós vivemos para impactar o resultado dos nossos clientes através do nosso ativo que é a criatividade de pessoas pensando”, afirmou Karina Ribeiro.
Finalizando a manhã, a trilha “The Next CMO” trouxe um painel sobre “Os Desafios de Transformar Marcas em Love Brands e Converter Clientes em Defensores”. A discussão contou com a participação de Marcel Sacco (BRF), Marcos Bauer (P&G) e Maria Fernanda Albuquerque (Havaianas), que compartilharam as estratégias que transformam marcas queridas em verdadeiros ícones de lealdade do público. Eles explicaram como a construção de vínculos emocionais com os consumidores pode ser decisiva para gerar confiança e cultivar defensores da marca. A palestra trouxe insights sobre o papel dos CMOs na criação de marcas que não apenas satisfazem as necessidades dos consumidores, mas também despertam um sentimento de admiração.
“A tradição, a força, a fortaleza das marcas, se bem trabalhadas, continuam vivas e alavancando o futuro”, comentou Marcel Sacco.
Com o encerramento da manhã, o Maximídia 2024 continua no período da tarde com sessões presenciais, onde as discussões sobre liderança e inovação continuam.
Além disso, amanhã, dia 3 de outubro, será o último dia do evento, prometendo encerrar com chave de ouro as conversas que estão moldando o futuro do marketing e da comunicação.
Clique aqui para saber como foi o 1° dia do Maximídia!
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