CreativosBR

Fonte: Fernando Chiocca (Mises)

HomeBlogPublicidadeSão Paulo 469 anos: o berço da...

São Paulo 469 anos: o berço da Publicidade no Brasil

Comemorando 469 anos, a maior cidade do país tem muita história pra contar, sobretudo com a Publicidade, a qual a capital é berço e referência em todo o Brasil. 

Que a publicidade é muito antiga, todos sabem, mas o que poucos têm conhecimento é de que a ideia dos anúncios criativos existe desde o ano de 1600, embora a primeira agência que moldou todas as outras 6.000 que temos na cidade começou em 1914.

Apesar da publicidade brasileira já estar a todo o vapor na época, não havia uma agência especializada até então. Foi aí que surgiu a “Eclética”, formada por dois sócios: João Castaldi, jornalista e publicitário, e o empresário Jocelyn Benaton.

Castaldi também era o diretor-gerente do jornal “A Capital”, que possibilitou que a Eclética utilizasse o material tipográfico e o maquinário para compor seus anúncios e criar seu primeiro diferencial: os anúncios a cores. 

Em meados da década de 20, São Paulo já contava com cinco agências. Os maiores anunciantes eram Farinha Láctea Nestlé, Extract Vision de Fleurs da Colgate-Palmolive, Colgate Baby Talc Powder e Bayer. 

antiga-publicidade-em-São-Paulo.png

Também foi nessa década que foi popularizado algo que mudaria a publicidade para sempre, o rádio. Com spots, programas associados às marcas e os jingles foi criado então o primeiro meio que dependia tanto da publicidade quanto a publicidade dependia dele.

Os maiores anunciantes eram Casa Colombo, Bromil, Cigarros Veado, Biotônico Fontoura, entre outros.

Em 1951, foi criada a primeira Escola de Propaganda do Brasil, como resposta à alta da publicidade naquela época.

O segundo sujeito da publicidade que gerou transformações no mercado inteiro não é uma agência de publicidade, mas sim uma emissora, a Rede de Televisão Tupi São Paulo, trazendo mais revolução para a Terra da Garoa.

Depois do primeiro comercial a ser veiculado, o das Persianas Colúmbia, com Ayrton Rodrigues como garoto-propaganda, outras empresas demonstraram interesse em anunciar também, sendo alguns dos maiores anunciantes, Moinho Santista, Companhia Antarctica Paulista e Laminação Nacional de Metais. 

O advento da internet transformou a publicidade em uma mídia mais imediatista que pede por mais personalização, onde “qualquer pessoa” tem o poder de criar e editar um anúncio, mas as agências de publicidade continuam sendo tão essenciais quanto eram em 1914.

Hoje, em 2023, a publicidade brasileira continua sendo uma das mais premiadas do mundo, e São Paulo? É o coração de tudo isso. 

Fica aqui então nossos parabéns à cidade que é berço da publicidade no Brasil.

Gostou do post? Acesse nosso portal e veja mais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket