Comemorando 469 anos, a maior cidade do país tem muita história pra contar, sobretudo com a Publicidade, a qual a capital é berço e referência em todo o Brasil.
Que a publicidade é muito antiga, todos sabem, mas o que poucos têm conhecimento é de que a ideia dos anúncios criativos existe desde o ano de 1600, embora a primeira agência que moldou todas as outras 6.000 que temos na cidade começou em 1914.
Apesar da publicidade brasileira já estar a todo o vapor na época, não havia uma agência especializada até então. Foi aí que surgiu a “Eclética”, formada por dois sócios: João Castaldi, jornalista e publicitário, e o empresário Jocelyn Benaton.
Castaldi também era o diretor-gerente do jornal “A Capital”, que possibilitou que a Eclética utilizasse o material tipográfico e o maquinário para compor seus anúncios e criar seu primeiro diferencial: os anúncios a cores.
Em meados da década de 20, São Paulo já contava com cinco agências. Os maiores anunciantes eram Farinha Láctea Nestlé, Extract Vision de Fleurs da Colgate-Palmolive, Colgate Baby Talc Powder e Bayer.
Também foi nessa década que foi popularizado algo que mudaria a publicidade para sempre, o rádio. Com spots, programas associados às marcas e os jingles foi criado então o primeiro meio que dependia tanto da publicidade quanto a publicidade dependia dele.
Os maiores anunciantes eram Casa Colombo, Bromil, Cigarros Veado, Biotônico Fontoura, entre outros.
Em 1951, foi criada a primeira Escola de Propaganda do Brasil, como resposta à alta da publicidade naquela época.
O segundo sujeito da publicidade que gerou transformações no mercado inteiro não é uma agência de publicidade, mas sim uma emissora, a Rede de Televisão Tupi São Paulo, trazendo mais revolução para a Terra da Garoa.
Depois do primeiro comercial a ser veiculado, o das Persianas Colúmbia, com Ayrton Rodrigues como garoto-propaganda, outras empresas demonstraram interesse em anunciar também, sendo alguns dos maiores anunciantes, Moinho Santista, Companhia Antarctica Paulista e Laminação Nacional de Metais.
O advento da internet transformou a publicidade em uma mídia mais imediatista que pede por mais personalização, onde “qualquer pessoa” tem o poder de criar e editar um anúncio, mas as agências de publicidade continuam sendo tão essenciais quanto eram em 1914.
Hoje, em 2023, a publicidade brasileira continua sendo uma das mais premiadas do mundo, e São Paulo? É o coração de tudo isso.
Fica aqui então nossos parabéns à cidade que é berço da publicidade no Brasil.
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