Creativosbr

Santander e Decolar em um caso de infidelidade

Um casamento de sucesso a base da infidelidade. Pois é, o banco Santander e a marca de viagens Decolar se juntaram para criar um programa de “Infidelidade”, apesar do nome a campanha não tem muito mistério ou segredo, pois se trata de uma campanha de CRM (Customer Relationship Management), ou simplesmente relacionamento com o consumidor, porém a criatividade e a abordagem é que se destaca em meio a outras campanhas. 

O motivo pelo qual as empresas investem tanto dinheiro em campanhas de relacionamento é o mesmo pelo qual os clientes fiéis são tão importantes para as marcas, tendo como foco a rentabilidade.

Um artigo chamado “Zero defection: quality comes to services” escrito por Frederick Reichheld e W Earl Sasser Jr. publicado na Harverd Business Review, foi considerado o estudo seminal de marketing de relacionamento (estudo que impulsiona a disciplina e abra caminhos para que ela se desenvolva, ou seja, se não fosse esse estudo a área de relacionamento com o cliente não seria o que é hoje).

Esse foi o primeiro artigo que mostrou como investir em marketing de relacionamento e técnicas que desenvolvam a fidelidade e a lealdade do cliente, trazem ganhos consideráveis ao longo do tempo.

Um estudo com centenas de empresas, possibilitou observar que elas estavam tendo resultados a partir de técnicas de relacionamento em CRM ao longo do tempo e chegou-se à conclusão de que esses resultados estavam delineados em torno de 5 tipos de comportamentos que clientes dos quais as empresas estimulavam, passavam a gerar maior rentabilidade para elas.

Quando olhamos a rentabilidade das empresas elas podem ser descrita através dos 5 tipos de lucro diferentes que são desenvolvidos ao longo do tempo aplicado pelo CRM nas empresas.

  • Lucro base
  • Lucro gerado por aumento de uso
  • Lucro gerado por redução de custos operacionais
  • Lucros gerados por indicações
  • Lucros gerados por preços mais elevados

Segundo a Associação das empresas de mercado de fidelização, o cartão de crédito é a principal forma utilizada pela sociedade brasileira de acumular milhas de viagens. E por isso a campanha de “infidelidade” se torna tão plausível, pois quanto mais o cliente usar o cartão, mais milhas terá para utilizar em qualquer companhia aérea e serviços oferecidos pelo site da Decolar. Para obter os benefícios, basta se cadastrar no programa de passaporte Decolar, solicita o cartão da bandeira visa do tipo gold, platinum ou infinite e acumula pontos, os pontos acumulados no cartão são creditados e estão prontos para serem utilizados, o objetivo é que o cliente não fique preso a uma só relação.

Ah, quase me esqueci, a campanha é estrelada por nada mais, nada menos do que Fábio Jr. bom, a escolha você já sabe porque não é?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *