Creativosbr

Sai daí, dinossauro!!!

Ocorre em todas as profissões, mas parece que em Comunicação, a coisa é mais séria. 

No final do ano passado, em mais um dia parado nas ruas de São Paulo, escutava atentamente as informações do trânsito passadas pelo jornalista Muybo Cesar Curi, do Programa Jornal em Três Tempos, da Rádio Bandeirantes.

Sempre fui muito fã do Muybo, (que faleceu no mês passado, aos 80 anos de idade) pois, além de jornalista era criador de pássaros e excelente compositor.

Porém, notícias do trânsito de São Paulo definitivamente, não eram para ele. Quem o encarregou dessa tarefa? Ele, com um grande potencial, parecia estar sendo mal aproveitado dentro da emissora. 

Ao meu ver, aquela tarefa deveria ser entregue a uma pessoa mais dinâmica, com uma dicção melhor e possuir um texto mais enxuto e rápido. Resumindo: um jovem repórter.

Esse foi só um exemplo, mas acontece em todas as profissões. Querem ver na propaganda?

É "chover no molhado" dizer que o mercado da propaganda mudou bastante nas últimas décadas. Grande parte, só na última década. Mudanças ainda maiores ocorrerão nos próximos cinco anos.

Hoje, as agências de publicidade de todo o mundo, estão atrás de profissionais dinâmicos, pois se adaptem mais facilmente a qualquer situação.

Tanto é, que nomes consagrados nas décadas de 80 e 90, começam a perder espaço dentro das agências.  Não é por mal ou por falta de capacidade. É tendência mesmo!!!

As soluções que esses dinossauros tinham para os clientes, já não são soluções tão assertivas para os problemas dos clientes nos dias de hoje.

Os clientes hoje, querem estar nas redes sociais, trocando informações relevantes com os internautas, ou seja, pura interação com o consumidor. Como um dinossauro vai ajudar nisso?

Qual a impressão que causará ao cliente, quando ele souber que o cara que cuida da marca dele na internet, é um cabeça branca?

Conhece algum cabeça branca que entenda muito de SEM e SEO? Eu não, mas conheço garotos de 17, 18 que entendem muito. Percebem?

Como disse, as agências já começaram essa reengenharia em seus departamentos, em especial ao de mídia.

Exemplo dessas mudanças, é o Tomás Penido, Diretor Geral de Mídia do Grupo TV1. Um cara na faixa dos 30 anos, com idéias inovadoras e que surgiu para dar um novo gás ao departamento de mídia do grupo. Sangue novo, nova inspiração. Conversei com ele na semana passada e ele me dizia que em sua equipe, a maioria é jovem e são todos apaixonados por mídia, ou seja, pelo trabalho. Ele foi um exemplo, mas podemos citar aqui o Gaion, a Lica Bueno, o Luis Fernando Vieira, entre outros.

Mas ainda existem dinossauros que não perceberam que passam a atrapalhar, ao invés de ajudar. É louvável e reconhecida a capacidade técnica dos dinossauros, mas de nada adianta, se essa capacidade não atender mais as exigências da agência e os objetivos do cliente.

Os dinossauros percebem essas mudanças e para não darem o braço a torcer, prefere dizer que "o mercado já não é como antigamente".

Ou seja: "tá ruim, mas tá bom", porque se não tivesse bom, largava o osso, certo?

Esses caras deveriam ficar em casa, descansando e aproveitando a família.

Sai daí, dinossauro!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *