Esse não é um post de propaganda políticia ou partidária.
É um post de uma visão subjetiva sobre a cidade do Rio de Janeiro, ou melhor, São Sebastião do Rio de Janeiro.
A cidade continua com suas 510 favelas, 100 lojas do Mc Donalds e 400 igrejas.
Mas quero aqui ressaltar algumas diferenças.
Tenho ido ao Rio de Janeiro algumas vezes nos últimos anos.
Nada muito frequente mas também nada que faça com que eu esqueça o que a cidade maravilhosa tenha de bom ou de ruim.
No meu modo de ver, a cidade sempre foi linda demais por conta das paisagens. Porém, também possivelmente por más administrações, a coisa andava perigosa, suja e em resumo, feia demais.
Desta última vez, percebi uma Rio de Janeiro diferente.
Fui como turista com minha família, ficamos em um hotel em Copacabana e contratamos uma van com um motorista.
Em passeio pelo centro do Rio de Janeiro no Domingo, bem cedo, por volta das 9 da manhã, se via uma cidade limpa, bem pintada e sem pichações.
Fomos à Catedral Metropolitana e ao Mosteiro São Bento, onde não se viu um único pedinte ou guardador de carro.
No Cristo Redentor e no Pão de Açúcar, a organização fala até mais alto que o preço, que continua salgado. Dois anos atrás, havia visitado esses dois lugares e era bem diferente do que vi agora.
A subida final ao pé do Cristo não é mais aquela coisa onde cobrava-se o que queria e taxistas faziam o trajeto de forma maluca para voltar e pegar ainda mais clientes.
Agora, está tudo mudado por lá.
Não fiquei apenas em pontos turísticos. Almocei num restaurante simples no Jardim Botânico, fiquei pela Urca e conversei com bastante gente que também tem percebido uma cidade diferente.
Inúmeras estações de metrô estão sendo construídas para a Copa do Mundo e Olimpíadas. A cidade está sim em obras por todo o canto, mas nem por isso, está difícil de andar.
Não vi um único buraco nas ruas de bom asfalto e muito menos sujeira jogada.
A Central do Brasil voltou a ser cartão postal, acredita?
Nunca vi tanta Polícia no Rio de Janeiro como vi dessa vez.
Partindo para uma análise profissional, a cidade está pronta para receber as marcas que ali desejam investir.
Algumas já fizeram isso: o Itaú disponibiliza bicicletas para quem deseja dar uma volta em torno da Lagoa ou em outros pontos da cidade.
O Banco do Brasil também investe na praia de Copacabana.
Habib´s, Skol, Band e Globo, sim, Globo já garantiram seus quiosques na Praia de Copacabana.
A cidade disponibiliza inúmeros formatos de mídia para quem quiser ali investir.
Tratando de mídia outdoor, são inúmeras novas faces, grandes, bonitas e bem iluminadas.
A pessoas são receptivas, contentes e recebem os turistas de braços abertos.
A Polícia Militar e os seguranças do Shopping Rio Sul falam inglês!
Fiquei impressionado com o Rio de Janeiro. Nunca achei que um dia teria essa visão que tive da cidade.
Perto de tudo que eu vi, São Paulo está anos luz atrás da cidade maravilhosa.
E até 2014, mais obras ficarão prontas, deixando a cidade ainda melhor.
Triste por São Paulo, mas feliz demais pelo Rio!