A palavra resiliência se tornou clichê nos últimos anos, é bem verdade. Mas fato é que ela sempre existiu, assim como a sua necessidade nas pessoas e profissionais de todas as áreas. Com a pandemia, ela se destacou ainda mais, e fez com que as pessoas que quisessem sobreviver em meio ao caos fossem resilientes, criativas e diferentes.
Segundo o dicionário, resiliência – no sentido figurado – é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. E é justamente nesse ponto que as pessoas tiveram que usar a criatividade para se reinventar.
Muitos criaram negócios do zero, outros adaptaram seus modelos de negócio para atender necessidades do momento, e ainda existem aqueles que mudaram totalmente de ramo para não serem esmagados por uma crise que pensávamos que duraria poucos meses.
Tenho um amigo que começou a fabricar máscaras de tecido e criou um site para isso. Os amigos da turma logo disseram: “cara, besteira. Essa pandemia vai durar menos que o tempo que você irá construir esse site.” Ele estava certo. Embora hoje ele já tivesse que se reinventar de novo, meu amigo teve como ganha-pão durante a crise este negócio.
Outro amigo trabalhava no ramo da costura. Criou uma empresa para vender álcool em gel e máscaras descartáveis. Seu negócio alavancou de tal forma a passar pela crise de maneira incrível. É bem verdade também que agora está se reinventando e se adaptando pós-pandemia (?) aumentando e substituindo seu portfólio de produtos; mas foi devido a esses itens que ele manteve seu negócio funcionando.
Diversos restaurantes, reticentes ao delivery, sobreviveram com esta modalidade; assim como muitos motoboys tiraram seu sustento das entregas. Os restaurantes – inclusive os mais requintados – deram empregos e aumentaram seu faturamento com uma simples atitude.
A incrível arte de se reinventar está na força de vontade de continuar, de sobreviver e de dar a volta por cima. Quem quer vencer não dá desculpas, arruma um jeito de ser resiliente. E assim é em todas as profissões, em todas as situações.
E você, o que tem feito para se reinventar?
Gostou do conteúdo? Acesse nosso portal e veja mais.