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Rafael Kiso e a jornada para a ressonância no marketing de conteúdo

Na palestra de Rafael Kiso, no RD Summit 2024, o especialista abordou a evolução do comportamento de atenção do público e como as marcas podem se adaptar para capturar e manter o engajamento de forma efetiva.

De acordo com Kiso, a capacidade de atenção das pessoas nos anos 2000 era de 12 segundos, enquanto hoje é de apenas 8 segundos – e em redes sociais, esse tempo é ainda mais curto, com 1,7 segundo para captar o interesse do usuário.

Por isso, ele introduz o conceito de ressonância que é o conjunto de três principais fatores: atenção, retenção e interação. Para ter ressonância, as pessoas precisam ter sentido alguma coisa com o conteúdo, precisa impactar verdadeiramente.

Para criar ressonância, Kiso informou quatro fundamentos essenciais:

Gancho

É a “isca” que atrai a atenção do usuário. Entre os ganchos que trazem mais engajamento, Kiso destacou as perguntas, pois estimulam a reflexão do público e criam uma conexão emocional. As perguntas devem estar alinhadas com as dores e necessidades do público-alvo, ajudando a gerar mais engajamento e retenção.

Reconhecimento de Marca

A frequência de exposição é super importante para o reconhecimento da marca. A repetição de elementos visuais e personagens, como influenciadores ou porta-vozes, ajuda o público a reconhecer e associar a imagem à marca. Kiso explicou que o rosto humano é o elemento mais poderoso, pois, o cérebro tende a buscar rostos para se conectar. Além disso, aparecer frequentemente, aumenta a intenção de compra e gera maior fidelidade.

Produção e Edição (HI-FI x LO-FI)

Kiso comparou conteúdos de alta fidelidade e bem produzidos (HI-FI), com conteúdos mais caseiros e criados de forma espontânea (LO-FI). Ele destacou que o LO-FI é mais eficaz em engajar o público, pois, traz autenticidade e aproxima as marcas dos consumidores. Para aumentar o impacto, o profissional recomendou cortes rápidos, legendas dinâmicas e efeitos visuais que mantenham o ritmo da som e prendam a atenção.

Storytelling

A narrativa tem o poder de criar um caminho emocional para o público. Kiso explicou a importância de contar histórias que gerem emoções, utilizando a jornada do herói como exemplo, para que o conteúdo tenha uma estrutura cativante. Ele destacou que sentimentos positivos aumentam o alcance, enquanto conteúdos puramente informativos tendem a ter menos impacto. O storytelling permite que o conteúdo ressoe no público de maneira duradoura, criando um vínculo mais emocional.

Além disso, Rafael Kiso introduziu o conceito de “infotenimento”, que une informação e entretenimento. Ele explicou que, para prender a atenção do público até o final, é essencial tornar a mensagem informativa e divertida, utilizando memes e linguagens populares por exemplo.

A recente campanha do Nubank usou perfeitamente essa estratégia ao mostrar Matt LeBlanc como protagonista, já que seu personagem Joey (Friends) é altamente querido pelo público. A marca utilizou puro entretenimento para transmitir sua mensagem e facilitar/envolver o público.

Kiso também reforçou a importância de criar conteúdos úteis e relevantes para atrair seguidores e alcançar crescimento orgânico. Ele utilizou a jornada do herói como analogia para o planejamento de conteúdo: é necessário que as marcas se posicionem como guias na trajetória dos clientes, oferecendo valor antes de esperar retorno. A retenção começa com a escolha de entregar valor genuíno, impactando de forma que o público se lembre da marca de maneira positiva e duradoura.

O profissional finalizou a palestra com uma frase marcante: “A retenção começa com uma escolha. Escolha reter, escolha impactar. E o público não terá escolha além de lembrar de vocês”.

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