Hoje é dia! Dia dos namorados celebrarem a relação, o amor. É dia de buscar aquela inspiração “shakespeariana” e homenagear a(o) gata(o). Vale ressaltar que quanto mais criatividade tiver, mais impressionante será. E o que temos pra hoje além de jantares românticos e trocas de presentes é um panorama do que este dia representa para o mercado.
Há indícios de que no Brasil essa data tenha surgido em São Paulo, em meados de 1949. Mas por que 12 de junho, se países como Inglaterra e Estados Unidos já comemoravam o Dia dos Namorados ou Valentine’s Day em 14 de fevereiro?
Reza a lenda que esta definição foi fruto de ação de marketing com objetivo de alavancar as vendas no mês de junho. O briefing foi da loja Clipper. João Dória (pai do atual prefeito de São Paulo), foi quem criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. Inspirada no Santo Casamenteiro, marcando as vésperas do dia de Santo Antônio, a ideia trouxe o prêmio de Agência do Ano para Standard Propaganda. Segundo o portal Exame, a data de hoje é tida como a terceira data mais importante para o comércio no brasil.
De acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Dia dos Namorados movimente cerca de R$ 1,65 bilhão (projeção de crescimento de 2,5%) no comércio brasileiro, representando um pequeno sinal de recuperação da economia. Para concretizar tal número, algumas empresas utilizam a propaganda como ferramenta para alcançar seus objetivos de marketing.
É notável que as marcas venham apostando em diversidade e aproximação do público. Veja alguns exemplos.
A GOL trouxe casos reais de namoros a distância.
A Cavaleira homenageou casais com a campanha #AmorSemLimites.
Pluraridade foi a proposta da C&A.
E aí, qual campanha de Dia dos Namorados chamou mais sua atenção?