CreativosBR

priscilla-du-preez-W3SEyZODn8U-unsplash (1)
Fonte: Divulgação

HomeBlogConteúdoQuem é visto é lembrado…

Quem é visto é lembrado…

Queria falar com você sobre networking, pois vejo muitas pessoas sofrendo por não saberem cultivar bons relacionamentos. Como não gosto de usar anglicismos, prefiro sempre lembrar que networking nada mais é do que nossa rede de contatos. Mas não estou falando das pessoas que apenas te seguem nas redes sociais; falo daquelas com quem você mantém contato regularmente.

Decidi que um dos meus propósitos é investir em pessoas, o que implica dedicar tempo aos relacionamentos. O primeiro grande aprendizado é perceber que preciso priorizar as pessoas. Tentar manter relacionamentos com todos os meus contatos seria superficial ou consumiria todo o meu tempo livre disponível.

Manter relacionamentos implica reservar tempo na agenda para happy hours, almoços com antigos colegas e eventos do nosso mercado, pois é nessas ocasiões que geramos intimidade. Um conceito muito comum no contexto de marketing e publicidade é a expressão: “quem é visto é lembrado”. Algo que aprendi cedo e que fez toda a diferença na minha carreira.

Para mim, networking é trabalho, pois entendo que uma base de contatos só funciona quando é ativamente utilizada. O segredo é pensar de maneira similar a um banco de dados: se não for acessada regularmente, torna-se obsoleta. Todas as manhãs, envio mensagens de feliz aniversário para pessoas da minha rede com quem tenho mais proximidade. Para agilizar, produzo um texto anual que utilizo diariamente. Não é simplesmente “Feliz Aniversário!”, mas sim um texto ao qual dediquei tempo para escrever e que resulta em um bom número de respostas.

Para os amigos mais próximos, além da mensagem, dedico uma ligação no dia do aniversário para manter o relacionamento vivo. Para essas pessoas, estou sempre disponível e reservo tempo na minha agenda. Gosto de manter uma rotina de um encontro semanal com algum amigo da minha rede de contatos para conversar e manter as informações atualizadas. É importante destacar que não estou falando de pessoas das quais peço favores. Isso não é networking, mas sim acionar alguém com um objetivo específico.

Entendo que é muito ruim quando só ligamos para alguém para pedir um favor. Quando isso acontece comigo, entendo que, se a pessoa me fez o favor, devo retribuir de alguma forma, seja com um presente como uma caixa de chocolates, um livro ou algo que sei que ela gostaria. Favores devem ser recompensados.

Não vejo networking como um meio para que as pessoas me ajudem, mas estou sempre pronto para ajudar as pessoas da minha rede de contatos. Pode parecer uma contradição, mas não é. Networking é um relacionamento que mantemos sem segundas intenções.

Sei que tenho um bom relacionamento quando alguém percebe que estou enfrentando um problema e me liga ou manda uma mensagem. Tenho um amigo que adoro e que fez uma gentileza que nunca pude retribuir. Quando estava desempregado, ele conseguiu o telefone de casa e ligou para minha esposa, dizendo: “Se seu marido ficar ansioso ou preocupado, por favor, avise-me, pois estou à disposição para conversar com ele. Tenho certeza de que logo ele estará empregado.”

Entendo que meu networking é parte da construção da minha identidade profissional. Busco muitas informações de mercado com pessoas da minha rede, perguntando sobre profissionais, suas competências e se posso confiar neles, além de tirar dúvidas. Ninguém sabe tudo, e tenho bons amigos a quem posso acionar para conversar quando preciso.

Nossos relacionamentos abrem e fecham portas. Lembro-me de um dia em que um colega me ensinou algo que mudou minha compreensão sobre minha rede de contatos, meu networking. Contei a ele como tive sorte de encontrar um executivo numa posição de liderança numa empresa que estava prospectando, e como isso ajudou no processo de vendas. Ele discordou totalmente de mim e pediu permissão para reformular meu pensamento. Disse que eu não tinha tido sorte, mas sim que minha competência havia sido o motivo para aquele antigo contato na empresa me receber de forma tão positiva. Sua motivação foi baseada em experiências positivas de nosso relacionamento passado. Se eu não fosse um bom profissional, ele poderia me reconhecer, mas não me abriria as portas.

Entendi cedo na minha carreira que meus relacionamentos geraram minhas melhores oportunidades de emprego. Na maioria dos mercados, as indicações são cruciais para o avanço na carreira. Portanto, invista tempo em sua rede de contatos e reserve espaço em sua agenda.
Invista em pessoas, invista em sua carreira.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket