Creativosbr

Qual o departamento mais importante de uma agência?

Qual o departamento mais importante de uma agência?

Já parou pra pensar qual atividade merece maior destaque/prestígio? O processo de desenvolvimento de comunicação é bem complexo, necessita que áreas correlatas caminhem alinhadas em prol de um objetivo em comum. Atendimento, Planejamento, Criação, Mídia, Produção, Digital entre outras juntas e misturadas na mesma missão. Mas qual é o departamento mais importante de uma agência?

Muito fácil. Departamento de Mídia, é claro. Obviamente esta é a área mais importante. Afinal, é ela a responsável por gerenciar o maior montante de investimento do cliente. É preciso muita sagacidade pra definir entre “n” possibilidades aquelas que se comunicarão com o target conquistando os melhores resultados para os KPIs definidos e ainda convencer o cliente que o plano apresentado terá abrangência, audiência e a frequência de impacto ideal pra atingir níveis satisfatórios de share of mind e cumprir os objetivos da campanha.

Será? E a mensagem? De nada adianta o anúncio encontrar o receptor certo na hora certa se a mensagem não for convincente. O anúncio precisa ter um tom adequado e estar bem amarrado a um conceito capaz de gerar valor para marca e firmar seu posicionamento. E, para que essa mágica aconteça, é preciso contar com toda a sensibilidade daqueles profissionais que defendem com unhas e dentes a linha criativa “desenhada”. Então seria o departamento de Criação o mais determinante? Ou seria o departamento de Produção que de fato faz a coisa acontecer, que transforma os “sonhos” mirabolantes dos criativos em realidade, impressa ou eletrônica? Verdadeiros malabaristas que desafiam o tempo equilibrando prazo de produção, de aprovação, fechamento de arquivo e etc negociando hoje com fornecedores demandas que deverão ser entregues ontem.

Opa, calma lá. De onde vem a base de tudo isso? É merecedor de toda reverência aquele que entende a realidade do cliente e com maestria contextualiza tudo em um briefing curto o bastante pra ser interessante ao mesmo tempo em que é longo o suficiente para ter todas as informações para embasar todos os outros departamentos. O departamento capaz de vetar peças antes de sair da agência, atento às nuances do mercado e abraça (ou deveria) a missão de gerar negócios é, definitivamente, o Atendimento o mais importante.

Um tal de Abraham Lincoln disse a seguinte frase “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afinado meu machado”. Nitidamente pela proporção dá-se a entender que dentro de um job o Planejamento é o detentor da maior importância. Mas o Digital vem com força total crescendo, multiplicando e se diversificando em estratégias cada vez mais incríveis gerando leads cada vez mais quentes, afinal #somostodosconectados.

Bom, o desfecho dessa história é que não existe um departamento mais importante que o outro, cada qual merece seu destaque dentro de suas competências. E se existe um departamento de maior importância dentro de uma agência ele se chama “Departamento Cliente”, que inclusive precisa daquele resultado frutos da integração de toda a agência.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *