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Quais serão as principais estratégias para o Live Marketing em 2024?

De acordo com dados, marketing de influência, análise de dados e posicionamento das marcas serão estratégias fundamentais para o Live Marketing em 2024.

Arte simbolizando o live marketing
Fonte: divulgação

O SBT, sob o comando de Patrícia Abravanel, anunciou dois grandes nomes de peso para compor a grade televisiva da emissora. Luccas Neto, o influenciador infantil com mais de 40 milhões de inscritos e 23 bilhões de views, chegou para comandar seu próprio programa. Virginia Fonseca, uma das maiores influenciadoras do país, também foi contratada e ganhará seu próprio programa.

A pesquisa “Dados e Insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024”, produzida pela Influency.me, empresa brasileira especializada em marketing de influência, revela que 68% dos anunciantes entrevistados pretendem aumentar o investimento nesta área, enquanto 29% planeja mantê-lo e apenas 3% afirma que irá diminuir. O levantamento entrevistou mais de 300 agências, marcas e assessores.

“A estratégia da emissora baseia-se não apenas em rejuvenescer sua audiência, mas também em trazer a comunidade de fãs criada pelos dois influenciadores e torná-los um público fiel da casa. O marketing de influência será uma das grandes apostas das marcas em 2024”, comenta Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo.

Outros dados exemplificam a tendência. O estudo recém-divulgado pela empresa de pesquisas e marketing PQ Media revela que os investimentos globais em marketing de influência aumentaram em 21,5% em 2022, atingindo a marca de US$ 29 bilhões. A projeção é que esses valores poderiam alcançar US$ 34 bilhões ao final de 2023.

O live marketing junto do marketing de influência pode ser uma arma poderosa para as marcas. O estudo “Quem te Influencia?”, realizado pela MindMiners e pela Youpix, traz dados inéditos sobre a relação entre consumidores e o marketing de influência. A pesquisa mostra que 6 em cada 10 seguidores já compraram produtos ou serviços recomendados por influenciadores e preferem esse formato para descoberta de produtos. 

“O marketing de influência é poderoso e pode gerar resultados significativos em uma ativação, como foi o caso da ação que realizamos com Seda Boom e com a Ludmilla no Carnaval de Salvador do ano passado, que encantou diversas pessoas. No entanto, as métricas e dados também desempenham um papel crucial para proporcionar experiências personalizadas”, explica Maíra.

De acordo com o anuário Anuário Brasileiro de Live Marketing 2023/2024, as marcas investiram mais de R$ 100 bilhões em experiência no Brasil, um crescimento de 16% em relação a 2022: “Hoje em um mercado tão concorrido, é necessário conhecer bem o público-alvo para elaborar uma estratégia assertiva”, comenta Maíra.

Um estudo conduzido pela Accenture mostrou que mais de 80% dos usuários estão dispostos a compartilhar suas informações, desde que, em retorno, recebam experiências mais personalizadas. 

A boa notícia é que a Inteligência Artificial (IA) pode ajudar as marcas com isso. Através da tecnologia, as empresas podem analisar um grande volume de dados em tempo real, possibilitando campanhas personalizadas, atrativas e certeiras para o público-alvo. Da mesma forma, que a ferramenta possibilita o monitoramento de tendências, previsão de comportamentos do público e a otimização de processos de produção e logística.

“Além de ações tecnológicas e parcerias com influenciadores, é um fato que as pessoas hoje preferem marcas que também contribuam para a sociedade, demonstrando seu posicionamento e valores em assuntos relevantes e entregando algo importante”, comenta Maíra.

A pesquisa do Guia dos Melhores, uma plataforma de avaliação de produtos online, revela que o posicionamento, a mensagem, os valores e a identidade visual de uma marca são fatores significativos para 54% dos consumidores: “Saber como o consumidor se sente e as marcas demonstrarem, por meio de suas ativações, seu posicionamento em relação a temas como sustentabilidade, acessibilidade e diversidade será fundamental para a conexão com as pessoas”, finaliza Maíra.

Sobre a Estalo

Agência de marketing 360º que assina criações e ativações para marcas como Ambev, Unilever, BRF, Nestlé, H2OH!, Pepsi, Habib’s, Hershey’s, Sanofi, Três Corações, entre outras. Com atuação nacional e 16 anos de experiência no mercado, conta com escritórios em São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Especialista em live marketing, soma ao seu portfólio serviços como estratégia, conteúdo, PR stunt, brand activation, promo, PDV transformation, talks e congressos, lançamentos e eventos. Mais informações: @estalobr

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