CreativosBR

HomeBlogOpiniãoPublicidade ou Propaganda?

Publicidade ou Propaganda?

Me lembro como se fosse hoje, (até porque não faz tanto tempo assim) quando ainda na primeira semana de aula na Universidade Católica de Santos, a Prof. Cinara Augusto explicou para os alunos presentes, a diferença entre Publicidade e Propaganda.
Alguns ali, contestaram a Prof. Cinara, mas com certeza, apenas para contrariá-la uma vez que jamais teriam argumentos convincentes. Aliás, se não houvesse diferença entre os termos, não haveria sentido ter um curso chamado PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Bastaria um termo ou outro.
Hoje, como professor, procuro a todo momento oportuno, explicar aos alunos a diferença entre os termos. Ainda bem que o Prof. Lelo já vem “enfiando” isso na cabeça da galera faz tempo e como diz o ditado: “Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
Para aqueles que visitam o creativosbr, fica a pergunta: Você sabe a diferença entre Publicidade e Propaganda?
Olha só: se você é publicitário formado ou estudante do curso de Publicidade e Propaganda, seja em que ano for, tem o DEVER de saber a diferença entre os termos. Agora, se você não é da área e visita o creativosbr porque gosta dos posts e tal, você realmente não tem a obrigação de saber, mas se desejar, poderá descobrir nas linhas abaixo.
De forma bastante enxuta, PUBLICIDADE é toda comunicação que tem como objetivo gerar vendas, ou seja, tem fim comercial. Já o termo PROPAGANDA tem como objetivo, como o próprio nome diz, “propagar” uma ideia, uma religião, uma doutrina.
Para simplificar ainda mais: A Casas Bahia faz publicidade, enquanto a Igreja Católica ou o PT, fazem propaganda.
O Prof. Lelo (defensor do uso correto dos termos) ao ler esse post, poderá ir mais além se desejar e completar o que coloco aqui.
O João José, grande publicitário e jornalista, autor do Blog do JJ e do livro Publicitar (em breve, nas livrarias) também é defensor do uso correto.
O problema maior é quando vemos (e temos visto com certa frequência) grandes profissionais e entidades representativas usando os termos trocados e confundindo a cabeça dos jovens profissionais.
Olivetto faz confusão. O Veronezzi também. E tantos outros renomados profissionais. São profissionais importantes, referências para os mais jovens, que tem histórias que nos trazem orgulho e tal, mas pow, custa falar certo?
Prestem atenção no filme da ABAP que está sendo veiculado em TV aberta.
Como diz o Datena: ALGUÉM ME AJUDA AE, POW!!!
Convido todos vocês a discutirem o tema, inclusive gostaria de ter aqui, a opinião de grandes profissionais, que visitam o creativosbr sempre que podem.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket