Me lembro como se fosse hoje, (até porque não faz tanto tempo assim) quando ainda na primeira semana de aula na Universidade Católica de Santos, a Prof. Cinara Augusto explicou para os alunos presentes, a diferença entre Publicidade e Propaganda.
Alguns ali, contestaram a Prof. Cinara, mas com certeza, apenas para contrariá-la uma vez que jamais teriam argumentos convincentes. Aliás, se não houvesse diferença entre os termos, não haveria sentido ter um curso chamado PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Bastaria um termo ou outro.
Hoje, como professor, procuro a todo momento oportuno, explicar aos alunos a diferença entre os termos. Ainda bem que o Prof. Lelo já vem “enfiando” isso na cabeça da galera faz tempo e como diz o ditado: “Agua mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
Para aqueles que visitam o creativosbr, fica a pergunta: Você sabe a diferença entre Publicidade e Propaganda?
Olha só: se você é publicitário formado ou estudante do curso de Publicidade e Propaganda, seja em que ano for, tem o DEVER de saber a diferença entre os termos. Agora, se você não é da área e visita o creativosbr porque gosta dos posts e tal, você realmente não tem a obrigação de saber, mas se desejar, poderá descobrir nas linhas abaixo.
De forma bastante enxuta, PUBLICIDADE é toda comunicação que tem como objetivo gerar vendas, ou seja, tem fim comercial. Já o termo PROPAGANDA tem como objetivo, como o próprio nome diz, “propagar” uma ideia, uma religião, uma doutrina.
Para simplificar ainda mais: A Casas Bahia faz publicidade, enquanto a Igreja Católica ou o PT, fazem propaganda.
O Prof. Lelo (defensor do uso correto dos termos) ao ler esse post, poderá ir mais além se desejar e completar o que coloco aqui.
O João José, grande publicitário e jornalista, autor do Blog do JJ e do livro Publicitar (em breve, nas livrarias) também é defensor do uso correto.
O problema maior é quando vemos (e temos visto com certa frequência) grandes profissionais e entidades representativas usando os termos trocados e confundindo a cabeça dos jovens profissionais.
Olivetto faz confusão. O Veronezzi também. E tantos outros renomados profissionais. São profissionais importantes, referências para os mais jovens, que tem histórias que nos trazem orgulho e tal, mas pow, custa falar certo?
Prestem atenção no filme da ABAP que está sendo veiculado em TV aberta.
Como diz o Datena: ALGUÉM ME AJUDA AE, POW!!!
Convido todos vocês a discutirem o tema, inclusive gostaria de ter aqui, a opinião de grandes profissionais, que visitam o creativosbr sempre que podem.