Fonte: envato

HomeBlogPublicidadePublicidade na Prática: O Case...

Publicidade na Prática: O Case Skol

Nos países escandinavos, brindar usando a palavra “Skål!” é uma tradição. Aqui no Brasil, Skol é uma tradição de final de semana.

Além de ser a 3a marca mais valiosa, a Skol é a cerveja mais pedida no país. Com mais de 50 anos de história, a marca de origem dinamarquesa alcançou um lugar de destaque na cultura brasileira.

É claro que a publicidade tem uma importante participação nessa jornada. O melhor exemplo é o slogan “Desce redondo”, lançado em 1996 e ainda é associado à marca, além de fazer sucesso até hoje.

Skol – Raios X

Sempre arrojada e bem humorada em suas campanhas, a Skol se tornou popular entre os mais jovens em pouco tempo. Mas, com o tempo, esse tom começou a ser questionado por diversos grupos em algumas de suas campanhas.

Sempre voltada para o público masculino, a Comunicação da Skol trabalhava a mulher como objeto, ora sensual, ora secundário, às vezes até de forma grosseira, como nos três exemplos a seguir. Com o tempo, não apenas alguns grupos, mas grande parcela de seu público começou a se sentir incomodada.

Skol – Musa do Verão

Comercial Skol – Casamento

skol-musa-do-verao.png

Em 2017, a empresa decidiu dar uma guinada na forma de apresentar a marca. Além de ampliar e diversificar seus públicos, apontando sua comunicação ao público feminino, a Skol apostou na campanha “Reposter Skol”, que propunha trocar as imagens inadequadas ao novo contexto da sociedade, retratando as mulheres com mais respeito do que nas campanhas anteriores.

Mas foi em 2017 quando a Skol criou uma ação que faria muito para tirar fama da empresa da idade das trevas, nessa época a empresa já tinha tentado diversificar seu target e criar para um público mais feminino, mas em muitos bares e clubes ainda existiam imagens de suas publicidades anteriores.

Para isso, foram convidadas seis ilustradoras brasileiras para recriar, sob essa nova ótica, antigos pôsteres da marca.

“Toda vez que nos deparamos com peças antigas de SKOL, que mostram posicionamentos distantes do que temos hoje, surge uma vontade de redesenhá-las e reescrevê-las. Então, percebemos que é possível fazer isso e o primeiro passo foi assumir o passado para mostrar a nossa evolução. Para legitimar ainda mais este momento, fizemos questão de dar espaço para mulheres dizerem como gostariam de ser representadas, fazendo essa releitura de pôsteres antigos. Queremos cada vez mais dar voz a quem defende o respeito. Amplificando e aprofundando ações que conversem com o posicionamento da marca. Não é apagar a história. Ela aconteceu, mas ficou no passado. E redondo é deixar para trás o que não te representa mais.”, disse Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da Skol.

SKOL | Comentários Quadrados. Cerveja que desce Redondo | 2017 | Coletânea dos Comerciais de TV

Na mesma linha, a Skol reinventou a campanha do “Redondo”, desta vez mirando no público LGBTQIA+. Além de varrer de vez o preconceito para longe da marca, mostrando que “comentários quadrados” não são legais, inspira os bebedores de Skol a terem um comportamento mais inclusivo e plural.

A Skol é um belo exemplo de marca que se adapta ao espírito do tempo. O que era legal antes, hoje nem tanto, assim como o que faz sucesso atualmente, pode ser um fiasco no futuro.

Conhece alguma outra marca que direciona seus esforços para se manter sempre atual e de acordo com a época em que vive? Com certeza deve conhecer e consumir.

Fique de olho aqui no nosso portal para mais insights como este.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.