Quando se pensa em dar uma volta por New York ou passar em uma cafeteria em São Paulo, esses passeios são acompanhados por um copo para viagem com o logo da Sereia.
O Starbucks conseguiu se embrenhar na cultura da internet de um jeito que entrou no imaginário das classes mais altas e uma coisa tão básica quanto café passou a ser um item de desejo.
Mas qual estratégia que o Starbucks usou para chegar nesse patamar?
O marketing de experiência está no DNA da marca. Em 1971, quando foi criada a primeira cafeteria, os três donos Gordon Bowker, Jerry Baldwin e Zev Siegl tiveram a ideia visionária de criar um cômodo confortável onde seus clientes pudessem relaxar enquanto tomavam seus cafés.
Os amantes de café são convidados a ficar na cafeteria para descansar ou trabalhar e muitos dos que passavam um tempo maior lá consumiam mais dos produtos da cafeteria, criando um sistema onde todo mundo vence.
Como reconhecimento de marca, o copo branco para viagem é lembrado em qualquer lugar e a personalização de ter o seu nome escrito à caneta em cada copo é uma tática simples, mas que tomou a internet.
Que fã de café não tem pelo menos uma foto no Instagram com o nome no copo?
Além disso, o Starbucks é o rei da sazonalidade.
Toda nova estação e muitas datas comemorativas ganham uma bebida especial, e ainda tem as bebidas novas que “quebram” o Instagram e o TikTok toda vez.
Com todas essas técnicas o Starbucks consegue se manter atual e um produto que mescla bem a dinâmica entre produto de luxo e algo mais acessível.
E você? Conhece o Starbucks? Pretende usar as ideias deles no seu próprio negócio? Temos mais conteúdo como esse no nosso portal!
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