Fonte: envato

HomeBlogPublicidadePublicidade em tempos de crise

Publicidade em tempos de crise

Foi-se o tempo onde tudo que uma empresa precisava eram bons produtos. No século XXI, os valores de uma marca são tão importantes quanto a qualidade do produto que elas oferecem e todo esse sistema de valores é posto à prova quando existe uma crise.

Nesse texto, vamos nos focar em estudos de caso de crises humanitárias, ambientais e sanitárias:

-Crise Sanitária: Pandemia da COVID-19.

O Sapo Lavou a Mão – JOHNSON’S® Movimento #PurezaQueInspiraOBem

Páscoa Lacta – Médica

Essas 3 campanhas são compostas por animações ou fotos, o que mostra para o público que essas empresas respeitam a saúde de seus colaboradores. Ao invés de reunir elenco e produção num estúdio o mais rápido possível, num mundo onde todo mundo estava usando métodos alternativos, é importante definir sua empresa como “gente como a gente”.

Depois de um tempo, tudo o que as pessoas queriam era esquecer a pandemia, mas é importante mencionar a crise, pois enquanto ela acontece faz uma parte gigante da vida do público que aprecia ver uma identificação na tela, e é sempre importante se perguntar “O que a minha marca pode fazer para ajudar?”, mesmo que essa ajuda seja formada por apenas algumas palavras inspiradoras.

Crise Humanitária- Situação dos refugiados

A jornada I Comercial de Médicos Sem Fronteiras

Vivo lança comercial sobre preconceito contra refugiados – #Repense2018

“ O meu País é a Terra” – Flávia Alessandra narra campanha sobre o Dia Mundial do Refugiado

Em uma crise humanitária, muitas vezes é importante lutar contra o viés de preconceito e contra o medo do desconhecido, mostrar que as pessoas podem ter vindo de outros lugares, mas que são pessoas como todas as outras.

Crise Ambiental

Money (campanha publicitária WWF-Brasil – 2007)

Não é de hoje que ouvimos que o meio ambiente está pedindo por ajuda, mas muitas vezes pensamos em enchentes ou queimadas como fatores isolados. Em crises ambientais, é importante mostrar como tudo está conectado e como isso se relaciona a quem está consumindo o conteúdo.

Entendeu como o marketing deveria funcionar durante uma crise? No nosso portal temos muito mais conteúdo.

Acompanhe também nosso perfil no Instagram.