CreativosBR

HomeBlogFalaêPublicidade e sustentabilidade...

Publicidade e sustentabilidade: como o OOH ajuda a conscientizar a população

Um estudo realizado pela Bain & Company com 19 mil consumidores em 10 países mostra que consumidores e CEOs discordam quanto à importância da sustentabilidade para empresas. No estudo “Guia do CEO Visionário para Sustentabilidade 2024”, foi apresentado que 30% das empresas estão atrasadas nas metas de redução de emissões diretas, com graves ameaças para o globo. Além das graves consequências ambientais, a economia pode sofrer também com uma queda estimada em 6 bilhões de dólares nos valores das empresas do S&P 500 dentro de apenas algumas décadas.

Frente a isso, os consumidores têm suas preocupações com as mudanças climáticas cada vez mais em alta, especificamente os cidadãos do Brasil, Indonésia e Itália, países onde se viram desastres naturais graves recentemente. A maioria dos CEOs, por outro lado, valoriza mais assuntos como crescimento econômico e inteligência artificial, o que fez com que 30% das empresas se atrasassem em suas metas de redução de emissões diretas, com muitas revendo e até retraindo seus previamente estabelecidos compromissos com o clima.

Com essa disparidade de interesses, é de se esperar que os CEOs que mostrassem compromisso com causas parecidas com as que afligem seus consumidores fossem ser bem-sucedidos. E é assim que surge a campanha bem-sucedida: quando a empresa entende as necessidades de seu público e se comunica com ele a respeito disso. Pensando nisso, separamos alguns exemplos de campanhas que se utilizam das infinitas possibilidades do OOH para oferecer soluções para uma das maiores preocupações da população: a sustentabilidade.

Hotel para abelhas no McDonald’s

Em Estocolmo, na Suécia, o McDonald’s montou diversos hotéis para abelhas atrás de outdoors. 30% da população de abelhas selvagens do país está em perigo por falta de ninhos. Tendo em vista a importância da espécie para a manutenção da cadeia alimentar, a iniciativa obteve uma boa recepção, sendo testada primeiro fora de Estocolmo. Após o sucesso, hoje, qualquer franquia da cidade pode comprar uma placa e contribuir com a iniciativa.

Abrigos de ônibus que ajudam na purificação do ar no centro de Londres

A Body Shop, em uma parceria com a JCDecaux UK, a Airlabs e a Maxus, incorporou unidades de filtragem de ar em suas publicidades em três pontos de ônibus no centro de Londres em 2017, com o objetivo de reduzir a exposição dos londrinos ao ar poluído. A ideia veio porque a Airlabs realizou uma pesquisa que constatou o excesso de dióxido de nitrogênio no centro de Londres por várias vezes durante aquele ano.

 Reciclagem de plástico em tempo real no ponto de ônibus

A marca de roupas de surf O’Neill pediu aos transeuntes de um ponto de ônibus em Amsterdã para tirarem uma selfie e jogassem seus óculos de sol em uma lixeira. Um embaixador lá explicou que, embora garrafas de plástico fossem feitas do mesmo material que os óculos e ambos pudessem ser descartados, as garrafas costumavam ser utilizadas apenas uma vez antes de serem descartadas. Então, esse embaixador levou os participantes a um ponto de ônibus próximo com uma câmera, tela para selfies e uma impressora 3D incorporada, onde eles receberam uma pequena prancha de surfe como brinde, para demonstrar uma possível utilidade para plásticos reciclados.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket