Na última semana, foram divulgados os números da publicidade no Brasil, no ano de 2011.
O estudo do Ibope Monitor mostrou que o mercado publicitário teve crescimento de 16% sobre o ano anterior. No total foram mais de R$ 88,3 bilhões de reais em investimento publicitário.
Quanto à divisão do investimento publicitário entre os meios de comunicação, poucas variações em relação ao ano anterior.
A TV aberta manteve os 53% de share do ano anterior, enquanto o Jornal perdeu um ponto de share, passando a ter 20% de todo o investimento. Os meios Revista e TV por assintaura ficaram na casa dos 8%, enquanto a Internet chegou à 6%, deixando o Rádio para trás com 4%.
Aliás, já venho aqui falando à tempos, sobre essa decadência do rádio. Nada de novo surge para o meio e o resultado é esse aí.
O Ibope Monitor também consolida e divulga as maiores agências de publicidade e os maiores anunciantes do ano de 2011.
Quanto ao ranking das agências de 2011, poucas variações em relação ao ano anterior.
Vejam:
RANKING AGÊNCIAS 2011
1ª Y&R
2ª. ALMAPBBDO
3ª. OGILVY & MATHER
4ª. JWT
5ª. W/MCCANN
6ª. EURO/RSCG
7ª. BORGHIERH/LOWE
8ª. AFRICA
9ª. NEOGAMA/BBH
10ª. PUBLICIS
Amanhã, o Blog do Crespo traz aos leitores, a relação dos maiores anunciantes no ano de 2011.
Bom resto de Domingo a todos.