HomeBlogOpiniãoProva de Certificação do Grupo...

Prova de Certificação do Grupo de Mídia – O que estudar?

Bom dia a todos.

Como muitos de vocês sabem, ocorrerá na próxima Sexta-Feira, dia 10, a primeira prova de certificação do Grupo de Mídia.

O exame, que foi aprovado no ano passado no 4. Congresso de Publicidade, é inédito no mundo, tem como objetivo, atestar melhor profissionais de mídia no mercado publicitário.

Eu farei a prova do dia 10, que é a primeira que o Grupo de Mídia aplicará aos profissionais. Fico feliz ao saber que alunos e ex-alunos tabém farão o exame, na busca.

E destes, tenho escutado a pergunta: "Professor, o que será que vai cair nessa prova"?

Em resposta a isso, colarei aqui, nas linhas abaixo, um post do Daniel Chalfon, do GM, que dá uma luz aos inscritos na prova do dia 10.

Segue o texto de Chalfon, publicado no site do GM:

"Muita gente tem me perguntado sobre o que estudar e como se preparar para a prova de certificação do Grupo de Mídia.

A prova foi elaborada por 5 profissionais diferentes do mercado e apenas empresa Primeira Escolha que é responsável pela aplicação do teste tem a versão consolidada.

Portanto ninguém no Grupo de Mídia, nem mesmo nosso Presidente tem acesso a versão final.

Sendo assim seria incorreto publicarmos determinados conceitos a serem estudados em detrimentos de outros, pois não há certeza de que haverá ou não uma questão sobre determinado assunto.

Mesmo assim, alguns conselhos podem ser passados, que são os mesmos que orientaram a equipe que desenvolveu as questões de mídia da prova:
1) A prova é um teste de múltipla escolha que prima pela aplicação prática dos conceitos básicos de mídia.
2) Itens de pesquisa de mídia, planejamento e negociação devem ser abordados
3) A prova traz questões sobre aspectos técnicos e de planejamento de todos os meios, inclusive digitais.

O módulo básico do Grupo de Mídia, tanto na versão atual como nas edições anteriores contém todo o conteúdo necessário para um bom desempenho na prova. A diferença é que nas edições anteriores a 2010 o conteúdo de mídia digital era separado do curso básico, e nesse ano o módulo integra esta disciplina.

Os livros da biblioteca do grupo de mídia também contém todo o conteúdo necessário, em especial:
– Planejamento de Mídia.
Autor: Jack Z. Sissors – Lincoln J. Bumba
– A Essência do Planejamento de Mídia.
Autor: Arnold M. Barban

A página de livros no site do Grupo de Mídia tem as informações completas da biblioteca.

Boa prova a todos.

Daniel Chalfon"