Na primeira segunda-feira de 2024, após quase um século de proteção de direitos autorais, a versão original do Mickey, estrela de “Streamboat Willie”, entrou em domínio público.
Por longos anos, a imagem do Mickey Mouse esteve vinculada à Walt Disney Company, porém, a lei de direitos autorais americana estabelece 95 anos de proteção – diferentemente do Brasil, onde a lei de proteção é de 70 anos após a morte do autor e não após o lançamento da obra – ou seja, os direitos autorais sobre “O Vapor Willie” e a versão silenciosa de “Plane Crazy” de 1928 expiraram, tornando o primeiro curta-metragem de Walt Disney com Mickey disponível para o público.
Apenas as versões originais de Mickey e Minnie Mouse estão livres de direitos autorais, assim sendo, a Disney ainda possui direitos sobre outras imagens de Mickey, como por exemplo as orelhas do personagem que são a marca registrada da companhia e não podem ser utilizadas comercialmente por outras empresas.
Na próxima década, outros clássicos como James Bond, Pato Donald, Superman, Batman e O Hobbit também entrarão em domínio público.
Sem perder tempo, no primeiro dia do ano foi divulgado um trailer de um filme de terror apresentando um assassino mascarado vestido de Mickey Mouse coberto de sangue. O filme não tem data de lançamento, mas está previsto para março deste ano.
Além disso, o estúdio Nightmare Forge Games lançou um jogo de terror de sobrevivência intitulado “Infestation 88”, com a presença de um Mickey cheio de sangue enquanto os ratos correm ao redor.
Entretanto, Mickey não é o primeiro personagem infantil a receber uma abordagem de terror. Após o Ursinho Pooh entrar em domínio público em 2023, um filme censurado com o título “Ursinho Pooh: Sangue e Mel” foi lançado e resultou em uma das audiências mais baixas de 2023.
Para mais conteúdos como este, acesse a nossa home.
Fique por dentro das nossas mídias sociais.