Anunciantes de todos os segmentos também tem percebido que cada vez mais, os internautas buscam vídeos na rede.
Nunca
se consumiu tanto material de vídeo na internet e a tendência é de que
até 2014, mais de 90% do conteúdo online seja nesse formato.
Os
motivos me parecem bem claros, uma vez que as pessoas deixam de ter
tempo para ler notícias como esta, com linhas e mais linhas de texto.
Desta
forma, o Youtube já vem sendo observado "com carinho" e até utilizado
por anunciantes que antes não apostavam na ferramenta do Google como
possibilidade comercial.
E o Google, por sua vez, tem
disponibilizado formatos comerciais cada vez mais criativos e que
garantem aos anunciantes, a conversão que eles tanto desejam quando
lançam uma campanha na internet.
O formato que vem sendo bastante utilizado nos últimos meses é o tal do Pre-Roll.
Mesmo aquele internauta que nunca ouviu falar desse formato, com certeza, já foi impactado por ele.
Vou
explicar: sabe quando você vai assistir algum filme no Youtube e antes
que você tenha acesso as imagens do filme que escolheu, tem de assitir
um comercial antes?
Então… a esse formato comercial, que entra em sua tela, antes do filme que desejou ver, chamamos de Pre-Roll.
Mesmo
sendo eu publicitário e profissional de mídia, tenho algumas
observações a fazer sobre esse formato bastante utilizado por
anunciantes, recentemente.
Ainda que o tal formato atinja um
rápido número de views e com isso, ajude nos objetivos de uma campanha, o
internauta de forma geral, não curte esse tipo de publicidade.
Pesquisa
recente publicada nos E.U.A, mostrou que 84% dos entrevistados não
gostam de ver um anúncio antes do vídeo que realmente escolheu assistir
no Youtube.
Penso que o grande problema desse formato tão
utlizado é a duração. Pre-roll de 30 segundos é demais grande e muitas
vezes desproporcional ao conteúdo que realmente o internauta quer
consumir.
O Youtube até possibilita que o internauta pule o
pre-roll depois de 5 segundos de visualização, o que parece vantagem
somente para o veículo que soma mais um view ao anúncio, mas não garante
a visualização integral do anúncio.
Sabendo disso, profissionais
de agências tem "quebrado" a cabeça pensando em uma forma de conseguir
segurar o internauta pelo tempo integral do pre-roll.
Um exemplo
de utilização do formato aqui no Brasil, foi do produto Axe, que
utilizou o formato no Youtube, mas que na peça criativa, "implorava" e
desta forma, tentava convencer o internauta que não pulasse o filme. Foi
algo criativo, interessante, inovador, mas que não pode ser repetido a
todo momento, por esse e nem por nenhum outro anunciante.
Penso que não podemos querer acostumar o internauta a consumir um novo formato comercial, que ao meu ver, é bastante intrusivo.
É
como se numa revista, depois de uma página com um anúncio, tivesse
outra dizendo: "OLHA, VOCÊ PASSOU POR UM ANÚNCIO. VOCÊ VIU"?
Desta
forma, penso que um pre-roll "opcional" de 5 ou no máximo 10 segundos,
estaria de bom tamanho e seria muito melhor aceito pelos internautas.
O que pensam a respeito?
Um grande abraço.