HomeBlogMarketingSaiba porque o WhatsApp é esse...

Saiba porque o WhatsApp é essencial no marketing digital

Dizer que o WhatsApp é uma ferramenta essencial no dia a dia do brasileiro (quiçá do terráqueo) é quase desnecessário, mas vamos aos números?

Segundo a empresa dona da ferramenta, Facebook, em 2019 o aplicativo contava com 2 bilhões de usuários, sendo que deste quantitativo 120 milhões são nossos conterrâneos. Para contextualizar ainda mais, de acordo com dados do IBGE a população do Brasil no mesmo ano estimava algo em torno de 210 milhões. Ainda sobre números baseados no IBGE, em 2019 tínhamos 79 milhões de pessoas economicamente ativas no brasil. Está vendo a lógica da conta? 120 milhões de brasileiros no WhatsApp, 79 milhões de brasileiros economicamente ativos.

É fato notável que o WhatsApp tem ganho destaque nas estratégias de comunicação de muitas marcas. Atendimento mais rápido que otimiza os resultados. E com isso veio (vem e está vindo mais) inovações, hoje contamos com o WhatsApp Business, temos os também os “robôs” de atendimento… tudo isso trazendo escala para o atendimento via WhatsApp. Para embasar ainda mais essa argumentação, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box realizada em janeiro deste ano (2021), o WhatsApp está presente em 98% dos dispositivos móveis. “Se uma marca garante a presença no WhatsApp, para atendimento, venda ou engajamento, e oferece ali uma boa experiência para seu público, a empresa só tende a ganhar, porque faz isso onde os clientes já estão e como eles realmente querem se comunicar com as empresas, ou seja, da mesma forma como se comunicam com seus amigos”, diz Philemon Mattos, chief partnership officer da plataforma de chatbots Take Blip em matéria publicada no Meio&Mensagem.

Grandes marcas, como a Reserva, já adotam o uso da ferramenta de forma estratégia no negócio. Segundo Ian Coutinho, coordenador de trade marketing e social selling da empresa, a marca atua em duas frentes: institucional e vendas. Na institucional o foco é atendimento e retorno rápido aos clientes. Nas vendas o time comercial conta com a opção de catálogo e com a credibilidade de entrar em contato com cliente com uma ferramenta “assinada” pela marca, uma espécie de canal oficial. “Isso por alguns motivos. Dentre eles, a autoridade e a segurança que é passada para o cliente ao ver que é uma conta comercial entrando em contato”, afirma Ian.

Não para por aí, no dia 30 de março de 2021 foi autorizado pelo Banco Central a utilização da função de pagamento dentro do WhatsApp. É isso mesmo. Em breve, através de parceria entre Facebook, Visa e Mastercard, será possível realizar vendas dentro do aplicativo de mensagem.

Resumindo tudo, o WhatsApp é essencial não somente na estratégia de marketing digital como também no relacionamento com cliente pré-venda, venda e pós-venda. Através do WhatsApp Business hoje é possível:

– Criar catálogo de produtos;

– Ter o time de vendas utilizando canal de comunicação oficial;

– Fornecer respostas rápidas para perguntas frequentes;

– Chatbot para diálogos automatizados;