Fonte: divulgação

HomeBlogMarketingPor que o seu produto deveria ...

Por que o seu produto deveria ser uma edição limitada

Uma edição limitada é uma estratégia de marketing em que uma marca lança um produto com uma quantidade específica de estoque e um prazo de até quando ele será vendido.

Seu sucesso é atribuído usualmente a sensação de escassez que aflora o imediatismo e o senso de urgência no consumidor. As pessoas procuram edições limitadas pela impressão de exclusividade.

De acordo com alguns números do Future of Experience Report 2021, os jovens são os principais a mergulharem na novidade, sendo responsáveis pela fatia de 40% do mercado que compraram uma edição limitada, enquanto 34% dos que compraram relatam que o motivo foi o sentimento de exclusividade que o produto os confere.

No entanto, somente a exclusividade não é o suficiente para criar uma edição limitada de sucesso. Um apelo visual intenso, que faça as pessoas serem impactadas por sua identidade visual, também é fundamental para que a estratégia seja eficiente.

De acordo com a mesma pesquisa, 42% das pessoas compraram edições limitadas devido ao seu apelo visual diferenciado, além do benefício de que 31% estariam dispostos a pagar mais por uma compra.

Lançar um produto de edição limitada é interessante estrategicamente, mas a criação dele pode acontecer em diferentes modelos. É possível, por exemplo, ter o mesmo produto só com uma roupagem diferente como essa lata da Brahma edição especial do cantor e garoto propaganda de longa data da marca, Zeca Pagodinho.

Outra forma é para comemorar um evento específico como essa edição especial do PS4 lançada para o lançamento de Marvel’s Spider-Man, produzido pela Insomniac Games.

Que tal então esse combo de pipoca e refrigerante Fanta em alusão ao  filme Pânico, pronto para te deixar num humor horripilante?

Há também as edições limitadas que mudam mais do que a aparência de um produto, mas sua composição ou ainda seu sabor.

Nessa modalidade, como uma empresa que não tem medo de mudar seu sabor, temos a Coca-Cola, que trouxe várias mudanças na sua composição. Entre as mais famosas e que mais reverberaram na mídia, temos a Coca-Cola Vanilla e a Coca-Cola Cherry.

Mudando totalmente o seu produto ou apenas dando um “tapa” em sua aparência, uma edição limitada é um jeito com menos riscos de tentar alguma coisa nova, e quem sabe o seu produto limitado poder virar até mesmo seu carro-chefe.

E você? Curte uma edição limitada? Chegou a comprar algum produto dessa lista? Estaria disposto(a) a pagar um preço mais elevado por ele?

Para mais conteúdos como este, acesse nossa home.

Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.