HomeBlogMarketingPor que criar uma Persona é tã...

Por que criar uma Persona é tão importante para a sua marca?

Diferente do que algumas pessoas acreditam, a brand persona não é a mesma coisa que o público-alvo da sua marca. Os termos representam coisas diferentes apesar de estarem no mesmo universo do planejamento e comunicação. O primeiro, respectivamente, é como seria a representação do cliente ideal da sua empresa, de maneira humanizada e totalmente personalizada, como: hábitos, frustrações, desafios, hobbies e estilo de vida. Já o segundo termo, representa os clientes atingíveis, palpáveis. São pessoas reais da sociedade que possuem características específicas, determinadas previamente, como: educação, classe social, idade, etc.

As personas são utilizadas, principalmente, para alavancar as vendas e relacionamento da sua marca com os consumidores. Isso acontece porque para desenvolver todos os critérios de tal, é necessário estudar a jornada de compra do seu cliente, identificar necessidades que a marca pode atender, definir o planejamento de marketing e posicionamento, orientar o desenvolvimento de produto. É uma via de mão dupla: toda a estratégia da empresa deve estar baseado nas preferências da sua persona, e é graças a sua persona que há informações para que esse planejamento seja feito. Essas informações oferecem uma assertividade única.

Mas, como descobrir todas essas informações? Como encontrar essas pessoas?

O primeiro grande passo para chegar nesse baú dos tesouros de informação é:
1. Elaborar e realizar um questionário/pesquisa. O que precisamos saber sobre a persona? Pergunte sobre características físicas, psicológicas e hábitos. É interessante realmente tentar entender a persona, não apenas entrevistá-la. Pergunte sobre assuntos que lhes interessam, desafios e obstáculos, por quais meios se informam. Pense que a persona é sua melhor amiga e você precisa saber tudo sobre ela.

2. Logo em seguida, realizar uma análise de dados: junte todas as informações comuns entre os respondentes. É importante focar sempre nos problemas apresentados e em como a empresa consegue solucioná-los.

3. Por mim, a criação da persona: reúna tudo que já foi criado em um lugar e personifique. Transforme todas as informações em uma (ou mais) pessoa. Tá permitido criar um nome, profissão, o que gosta de ouvir, jeito que se veste. Até mesmo desenvolver toda uma narrativa para apresentar os hábitos e entender como seria o dia a dia da persona.

Não tem segredo, é só ir atrás de possíveis leads que lhe deem informações, e que você consiga transformar em outra pessoa. Para facilitar a organização no processo de criaçao, separamos dois links: um template com alguns tópicos importantes para preencher sobre sua persona; e um gerador de persona, o qual você preenche com dados e o site gera um PDF com todas as informações.