Muita gente pensa no LinkedIn como um buscador de emprego ou como uma ferramenta de portfólio, mas essa mídia social profissional tem muito mais para oferecer. Nesse Cantinho do Estudante de hoje vamos te dar passos para otimizar seu uso.
Primeiros Passos
Talvez você esteja dando os primeiros passos na faculdade e ainda não se vê começando um estágio ou entrando no mercado profissional, mas saiba que o Linkedin também é para você!
Para entender a importância do Linkedin, vamos te passar um exercício de imaginação. Imagine que você é um estudante da faculdade e num dia quieto de aulas alguém te dá uma chave. A chave é de um clube onde os estudantes aplicados vão e lá eles têm a oportunidade de socializar com vários profissionais da sua área, até os de bastante sucesso, você iria?
Essa é a mesma ideia do LinkedIn, um lugar em que você pode conhecer não só os feitos de outros estudantes, mas também ter mais informação dos melhores do mercado.
Uma fonte inesgotável de informação
Os grandes eventos podem parar em fontes como o Creativosbr, mas e as pequenas iniciativas legais? Elas são divulgadas pela própria pessoa no LinkedIn. É um jeito fácil de ter sempre acesso à informação e da próxima vez que você tiver que falar da sua profissão mencionar mais do que cases gigantes que acabam nas aulas.
Faça Networking
A ideia do networking não é só curtir as postagens de profissionais que você admira, mas também mandar mensagem para eles. Eu não indico mandar mensagem logo depois de seguir, é interessante reagir por algum tempo as publicações primeiro. Vale lembrar que não é todo profissional que responde. Mas como diz o ditado, o não você já tem!
Uma ótima maneira de criar um mini portfólio
Já tem alguma ideia de que área quer entrar no futuro?
Alguns processos seletivos pedem o link do LinkedIn, então você já pode divulgar a sua melhor versão. Fale de cursos dos quais participou, exponha coisas legais da sua faculdade, divulgue criações suas. O céu é o limite.
Mas e aí? Já tem um perfil do Linkedin? Pretende criar um?
Para mais conteúdos como esse, acesse nosso “Cantinho do Estudante”.