Em parceria com a FPF, jogadores avaliaram protótipos e ajudaram a escolher o design e desempenho da nova bola oficial do campeonato
A bola do Paulistão 2026 terá um toque especial de quem vive o jogo de perto. Em uma iniciativa inédita, a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Penalty convidaram atletas profissionais para testar e avaliar os protótipos do novo modelo que será usado na competição.
As visitas técnicas aconteceram nos centros de treinamento dos clubes paulistas e reuniram jogadores, comissões técnicas e representantes das duas instituições. Os atletas puderam testar diferentes versões da bola em campo, avaliando controle, trajetória, aderência e resistência.
O feedback dos jogadores foi determinante para a definição do modelo final, que foi apresentado no evento de lançamento do campeonato, nesta terça-feira (12), em São Paulo. Segundo Renato Almeida, diretor de Integração e Desenvolvimento da FPF, a ação simboliza uma nova etapa de diálogo entre entidade e atletas.
“Pela primeira vez tivemos a possibilidade de contar diretamente com os jogadores na escolha da bola do campeonato. A adesão foi imediata — todos se envolveram com atenção e dedicação em cada teste. Eles foram incríveis”, falou.
Roberto Estefano, fundador da Penalty e presidente do Conselho da Cambuci S.A., destaca o projeto como um marco: “A nova bola representa o máximo de tecnologia e inovação. Foi desenvolvida em parceria com a FPF, atletas e especialistas, em um processo inédito. É o reflexo do nosso compromisso em transformar cada produto em uma experiência que conecta emoção e desempenho”.
Entre os atletas que participaram dos testes, Hugo Souza, goleiro do Corinthians e com recentes convocações para a Seleção Brasileira, elogiou a iniciativa: “Nós que somos responsáveis pelo espetáculo, e isso dá voz para nós. Acredito que o jogador precisa ter cada vez mais voz no futebol”.
Rafael, goleiro do São Paulo, também comentou sua experiência: “Ajuda a melhorar ainda mais o nosso campeonato. Fico feliz pela Federação estar nos escutando também”.
Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.




